Será que vem? Viva está devendo novelas mais pedidas pelo público

Claudia Abreu e Malu Mader em Celebridade

Claudia Abreu e Malu Mader em Celebridade

Desde que entrou no ar, em 2010, o canal Viva faz a alegria do público nostálgico ao rechear sua programação com novelas clássicas da Globo. A proposta de revisitar tramas de sucesso do passado fez com que o público passasse a sugerir títulos para um bem-vindo repeteco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claudia Abreu e Malu Mader em Celebridade (Divulgação / Globo)

Quando o canal completou cinco anos, em 2015, o portal Notícias da TV publicou uma matéria especial que revelava quais eram as dez novelas mais pedidas pelos espectadores do Viva. Destas, cinco já foram ao ar, mas o canal ainda “deve” outras cinco produções ao público, entre elas Celebridade (2003, foto acima).

Clássicos de volta

Pai Herói (divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na lista das dez novelas mais pedidas pelo público do Viva publicada pelo Notícias da TV em 2015, a novela Amor com Amor se Paga (1984) aparecia em sétimo lugar. Demorou um pouco, mas o clássico de Ivani Ribeiro protagonizado por Nonô Correia (Ary Fontoura) chegou à programação do canal em 2021.

Já em quinto lugar, figurava Pai Herói (1979), de Janete Clair. A trama estrelada por Tony Ramos que trazia a famosa canção “Pai” de Fabio Jr. na abertura não demorou para retornar. O folhetim foi exibido pelo Viva em 2016, um ano após a publicação da lista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Janete Clair, aliás, estava em alta junto ao público do canal, já que Selva de Pedra também figurava na relação. Mas não a versão original, dos anos 1970, e sim o remake de 1986, assinado por Elói Araújo e Regina Braga. Surpreendentemente, o Viva tirou a trama da gaveta e a exibiu em 2019.

As mais pedidas

Betty Faria e Joana Fomm em Tieta (Divulgação / Globo)

Um incontestável clássico de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn também foi bastante pedida pelo público: Tieta (1989), baseada na obra de Jorge Amado. A trama ficou marcada na memória do público por conta das performances marcantes de Betty Faria, como a personagem-título, e Joana Fomm, impagável como Perpétua.

Tieta aparecia em terceiro lugar na lista e voltou ao ar dois anos depois de sua publicação, em 2017. Assim, mais uma vez, o Viva fez a alegria de seu público.

Em segundo lugar, a trama mais pedida do público para o canal do Grupo Globo era A Gata Comeu (1985). O clássico de Ivani Ribeiro que trazia Christiane Torloni como a inesquecível Jô Penteado foi exibido no Viva em 2016.

Leia também: Não deu: antes de virar galã da Globo, astro foi reprovado no futebol

Tramas em dívida

Tony Ramos, Claudia Camurati e Thais de Campos em Livre para Voar (Divulgação / Globo)

No entanto, outras cinco tramas apontadas como as mais pedidas pelo público do Viva em 2015 ainda não deram as caras no canal até hoje. São elas: Hipertensão (1986), em 10º lugar; Final Feliz (1982), em 9º lugar; Celebridade (2003), em 8º lugar; Locomotivas (1977), em 6º lugar; e Livre para Voar (1984), num surpreendente 1º lugar.

Destas, Locomotivas já esteve na mira do Viva para uma reprise. A atração estava cotada para substituir O Salvador da Pátria nas tardes do canal em 2021. No entanto, o repeteco não se confirmou e Amor com Amor se Paga acabou sendo a escolhida. A trama de Cassiano Gabus Mendes será disponibilizada pelo Globoplay em breve, o que diminui suas chances de pintar no Viva.

Já as demais podem aparecer na grade do canal há qualquer momento. O Viva já vem exibindo grandes clássicos da década de 2000, como Mulheres Apaixonadas (2003), Senhora do Destino (2004) e até Paraíso Tropical (2007), o que credencia Celebridade a retornar a qualquer momento. A trama de Gilberto Braga teve uma reprise malfadada no Vale a Pena Ver de Novo, em 2017.

Porém, o público do Viva é mais segmentado e adora uma trama “cult”, o que leva a crer que a trama faria bem mais sucesso no canal pago. Seria a chance de o público rever o duelo entre Maria Clara Diniz (Malu Mader) e Laura Prudente da Costa (Claudia Abreu) sem os cortes promovidos pela Globo.

Clássicos de Ivani Ribeiro sempre têm vez no Viva, ou seja, Hipertensão e Final Feliz são tramas com alto potencial para a emissora. Assim como Livre Para Voar, texto de Walther Negrão que parece cair como uma luva para a faixa 14h40 do canal pago. Fica a dica!

Sair da versão mobile