Longe da tela da Globo há anos, Manoel Carlos tem atualmente Viver a Vida (2009) sendo exibida pelo canal Viva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas um fato curioso envolve o autor: a sua novela de maior audiência, inexplicavelmente, nunca foi reprisada pela emissora, apesar de estar disponível no Globoplay e ter sido mostrara no canal de TV por assinatura.
Em alta
Estamos falando de Páginas da Vida, que foi ao ar entre julho de 2006 e março de 2007, integrando um período de alta no horário nobre global. A partir de Mulheres Apaixonadas, a Globo emplacou um sucesso atrás do outro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O enredo centrado na terceira Helena de Regina Duarte, que adota o bebê com Síndrome de Down abandonado pela avó, Marta (Lilia Cabral), garantiu 47,1 pontos de média geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os trabalhos posteriores do autor, Viver a Vida (2009) e Em Família (2014) acumularam, respectivamente, 35,7 e 29,7 pontos.
Os dados desconsideram os 55,5 de Baila Comigo, exibida em 1981, quando o método para aferição de audiência era diferente.
Justiça
A Globo bem que tentou reapresentar o folhetim em Vale a Pena Ver de Novo. O Ministério da Justiça, contudo, atrapalhou os planos.
Em 2009, após considerar que o canal não adequou o repeteco de Senhora do Destino (2004) à faixa de exibição da faixa, o MJ determinou que uma obra só poderia ser reclassificada para as tardes após a reedição de todo o material – medida que durou até 2014.
Em 2012, a Globo, que pretendia encaixar Páginas da Vida na sequência da segunda reprise de Mulheres de Areia (1993), optou não editar toda a trama apenas para a avaliação do MJ e recorreu a Chocolate com Pimenta (2003), que já havia passado pela sessão de repetecos em 2006. A trama também foi cogitada para a vaga de Chocolate, ocupada por outra re-reprise, Da Cor do Pecado (2004).
Páginas da Vida será reprisada pela Globo?
Páginas da Vida foi exibida no Viva em 2021, na faixa das 23 horas. No ano seguinte, o sucesso de Manoel Carlos chegou ao Globoplay.
Além de Regina Duarte e Lilia Cabral, a obra contou com Marcos Caruso, Fernanda Vasconcellos, Ana Paula Arósio, Thiago Rodrigues, Natália do Vale, José Mayer, Thiago Lacerda, Grazi Massafera, Danielle Winits, Caco Ciocler, Vivianne Pasmanter, Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Marjorie Estiano, entre outros.