Apesar de estar mais enfraquecido do que nunca, o MasterChef Brasil ainda tem sua força dentro do segmento de talent shows culinários. Ao menos, a Globo crê nisso, já que o canal carioca tentou tirar o formato da Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um colunista, a emissora dos Marinho fez uma proposta milionária para comprar o formato e produzi-lo para o GNT. Entretanto, a negociação não foi adiante e acabou encerrada. Mas será que o MasterChef funcionaria em outro canal?
Mudança de casa
Segundo o jornalista Alessandro Lo Bianco, colunista do IG, executivos da Globo teriam feito uma reunião para discutir novas possibilidades de competições de culinária. Nesta reunião, os diretores teriam chegado à conclusão de que, para o canal engrenar neste filão, seria necessário tirar o MasterChef Brasil da Band.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa que teria sido realizada pelo canal, o público considera o MasterChef como o mais forte dentre os formatos já exibidos na TV brasileira no segmento. Assim, concluiu-se que seria necessário tirar o programa do ar da concorrente para poder fortalecer os formatos lançados pela Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Ainda segundo Lo Bianco, a ideia inicial da emissora seria produzir novas temporadas do MasterChef para o canal GNT. Posteriormente, o reality show também poderia ser retomado na TV aberta, pela própria Globo.
Leia também: Comentarista que perdeu dois filhos surtou e acabou internado: “Pirei”
Proposta milionária
Para fazer valer o plano, a direção da Globo teria feito uma proposta milionária aos detentores do formato para obter o MasterChef. Entretanto, as negociações não avançaram e foram encerradas definitivamente.
O motivo para o fim da conversa seria o fato de que, para adquirir o formato, a Globo teria um prazo considerado longo até poder utilizar a marca MasterChef, em razão do tempo de direito de transmissão da Band. O impedimento teria frustrado a Globo, que desistiu do negócio.
Daria certo?
Caso adquirisse o MasterChef, a Globo teria um certo trabalho para desvencilhar o formato da Band e dar sua cara ao programa. Afinal, o talent show já está no ar há quase 10 anos no canal paulista e se tornou uma referência do gênero, além de ter consagrado Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça como jurados. O formato daria certo em outro canal, com outro time?
Mas vale lembrar que não seria a primeira vez que um formato lançado por outro canal iria parar na concorrente. Basta lembrar de Ídolos, que foi lançado em 2006 no Brasil pelo SBT, mas, em 2008, migrou para a Record. Apesar de a Record ter obtido boa audiência com a atração, foi a versão do SBT que ficou no imaginário do público, graças à química dos jurados Cyz, Thomas Roth, Miranda e Arnaldo Saccomani.
Outro programa que mudou de canal foi o humorístico Balança Mas Não Cai (1968). Oriundo do rádio, a atração chegou à TV pela Globo, em 1968, mas migrou para a TV Tupi em 1972. Dez anos depois, o programa voltou à Globo, mas teve vida curta, sendo encerrado em 1983. Neste caso, a atração foi bem-sucedida nos dois canais.