RESGATE

Semana que vem: Globo traz de volta uma das piores novelas dos anos 90

Claudia Ohana em Zazá

Claudia Ohana em Zazá

Esquecida pela Globo, aquela que é considerada uma das piores novelas da década de 1990 será trazida de volta pela emissora na próxima segunda (30), através do Globoplay.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Zazá, última novela de Lauro César Muniz na emissora, estrelada por nomes como Fernanda Montenegro, Letícia Spiller e Marcello Novaes, entre outros.

Sabotagem

Fernanda Montenegro em Zazá

A protagonista, que dava nome à novela, era uma milionária excêntrica, que afirmava ser filha de Santos Dumont e queria construir o primeiro avião atômico brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela também decide contratar sete pessoas para serem anjos de guarda de seus sete filhos, dando um novo rumo em suas vidas.

Tendo estreado em maio de 1997, a novela das sete seguia uma trajetória mediana até que foi sabotada pela própria Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Com problemas na produção da trama seguinte, Corpo Dourado, a emissora decidiu esticar a produção em nada menos que 54 capítulos.

Com isso, Zazá terminou apenas janeiro de 1998, contando com inacreditáveis 215 capítulos no total.

Desespero

Leticia Spiller e Marcello Novaes em Zazá

Desesperado, o autor revelou, em entrevistas na época, que chegou a pensar em desistir de tudo. No entanto, aceitou o desafio e decidiu a vida de Zazá e colocar mais obstáculos no romance de Hugo (Marcello Novaes) e Beatriz (Letícia Spiller). As maluquices do vilão Silas (Ney Latorraca) também ganharam mais destaque.

“Foi a solução que eu encontrei. Zazá descobre que os filhos são vítimas de chantagem e perde a fábrica. Vai recomeçar a vida do nada”, explicou Muniz ao jornal O Globo.

Entretanto, faltou combinar com o público. A novela passou a andar em círculos e os índices caíram consideravelmente.

“A audiência caiu, como era inevitável em razão de um esticamento indicado em cima da hora, e o saldo geral foi comprometido”, relatou Fábio Costa no livro Novela, a Obra Aberta e Seus Problemas.

A situação foi tão traumática que a própria Fernanda Montenegro decidiu dar um tempo do gênero após Zazá, voltando somente em outro fiasco, As Filhas da Mãe, exibida entre 2001 e 2002.

Autor(a):

Sair da versão mobile