Sem trabalho, artista passou a dar aulas na praia para sobreviver

Torre de Babel - Danton Mello e Karina Barum

Danton Mello e Karina Barum em Torre de Babel (Divulgação / Globo)

Nascida em Brasília, em 11 de agosto de 1970, Karina Barum ganhou notoriedade quando viveu a doce Shirley, de Torre de Babel (1998).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longe da TV, a atriz passou a se dedicar à outra paixão: o teatro. Anos atrás, ela chegou a dar aulas na praia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teatro, TV e cinema

Karina Barum iniciou a carreira no teatro infantil, com o espetáculo A Bela Adormecida (1993). A estreia na TV se deu no ano seguinte, através de 74.5 – Uma Onda no Ar, da Manchete; no mesmo ano, ela subiu aos palcos com Os Menestréis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em 1995, o primeiro filme: O Monge e a Filha do Carrasco, dirigido por Walter Lima Jr. e estrelada por Murilo Benício e Patrícia Pillar.

A chegada à Globo foi em 1996, num dos episódios do Você Decide. Logo depois, foi recrutada para a temporada 1997 de Malhação. O auge do sucesso veio com a escalação para um sucesso das oito…

Destaque em todos os canais

Em Torre de Babel, assinada por Silvio de Abreu, Karina interpretou Shirley. A jovem com problemas de locomoção, por conta de uma deficiência, levou a atriz a usar bota ortopédica e realizar fisioterapia para imprimir veracidade às cenas.

Por conta do desempenho, ela recebeu o convite para protagonizar outro folhetim. Ela atendeu ao chamado da Record e estrelou, ao lado de Maurício Mattar, a bem-sucedida Louca Paixão (1999) – remake da primeira novela diária da TV brasileira, 2-5499 Ocupado (1963, Excelsior).

Em 2001, Karina Barum voltou à Globo para atuar em A Padroeira. A personagem, porém, foi rifada da trama diante das reformulações em nome da audiência. A empreitada seguinte foi no SBT.

Aulas na praia

A Graziela de Esmeralda (2004) talvez tenha sido o grande destaque da carreira de Karina após Torre de Babel e Louca Paixão. Posteriormente, ela fez participações nas temporadas 2006 da série Carga Pesada e do jornalístico Linha Direta.

Sem novos convites, a atriz seguiu para Florianópolis com o marido e a filha. Por lá, ela formou um grupo de teatro, com aulas ministradas na praia.

“Minha mãe e minha irmã já moravam aqui. Eu tinha muita vontade de sair (de São Paulo), mas o teatro não deixava. Daí acabei formando um grupo (em Florianópolis), fui dar aula, foi uma possibilidade de eu vir. Eu estava em busca de contato com a natureza, é uma coisa pessoal”, explicou a artista ao Notícias da TV, em 21 de outubro de 2016.

Retorno à TV

Karina Barum, que também atua como professora em centros culturais da capital de Santa Catarina, revelou não conversar com os seus alunos sobre os trabalhos na TV.

“Eles perguntam, mas eu não falo. Na aula tem que ter sangue, suor e lágrimas. É muito trabalho, não tem arrego. No cafezinho a gente dá umas fofocadas”, brincou ela.

Entre 2010 e 2011, Karina retornou ao veículo em fez dois episódios do programa Tribunal da TV. E, após um hiato de 10 anos, voltou às novelas através de uma participação em Gênesis (2021), da Record, e às séries, com A3 (2021), do canal Prime Box Brasil.

A atriz, agora com 52 anos, segue atuando no teatro. Ela, que é irmã da também atriz e cantora Vanessa Barum, foi casada com Luciano Luz entre 1998 e 2004. Os dois são pais de Manuela. Atualmente, a artista está ao lado do veterinário Luís Carlos Stein.

Sair da versão mobile