A primeira semana do BBB 23 foi bastante agitada. Mal entraram em cena e os moradores da mansão dos Estúdios Globo vêm mexendo com o público, que comenta ativamente nas redes sociais e se envolve com as emoções do reality show. Ranços foram instalados e até uma discussão sobre relacionamento tóxico ganhou terreno.

BBB 23 - Tadeu Schmidt
Reprodução / Globo

Ou seja, o BBB23 é um sucesso, não? Mais ou menos. Na audiência, a atração ainda não repete os resultados dos áureos tempos. Como já era de se esperar, o fracasso de Travessia tem atrapalhado o desempenho do programa comandado por Tadeu Schmidt.

Historicamente, o BBB costuma ir bem quando é alavancado por uma novela das nove de sucesso. Não é o caso da trama de Gloria Perez, que deve terminar como o segundo maior fracasso do horário, à frente apenas de Um Lugar ao Sol (2021).

Novela é “vilã”

Lucy Alves em Travessia
Reprodução / Globo

Uma prova de que o BBB23 vem encontrando dificuldades para decolar foi o desempenho da atração na quinta-feira (19/01), com a Prova do Líder. É um dia importante da dinâmica, que costuma atrair o público. Porém, a primeira disputa do jogo ficou abaixo dos 20 pontos no Kantar Ibope Media, configurando um recorde negativo histórico da atração.

De acordo com o portal Notícias da TV, a direção da Globo considerou que não há nada de errado com o reality show. A emissora avaliou que o elenco foi bem escolhido e que o programa tem todas as condições de emplacar.

Assim, ainda segundo o NTV, o canal elegeu Travessia como um dos “vilões” da temporada. A emissora entende que o baixo ibope da saga de Brisa (Lucy Alves) colabora para o fraco desempenho do reality show.

Além disso, o forte calor dos últimos dias também foi apontado como culpado pelo resultado abaixo do esperado. As altas temperaturas fazem com que menos pessoas permaneçam diante da TV. Tanto que o share (porcentagem de aparelhos ligados) nunca foi tão baixo numa primeira semana, com 49% no Painel Nacional de Televisão. Bem abaixo dos 57% do ano passado…

Histórico

O Sétimo Guardião - Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa
Reprodução / Globo

Historicamente, o reality show é mais visto quando é precedido por uma novela de sucesso. Tanto que a temporada mais vista do reality show foi a exibida em 2005, época em que o canal encerrava Senhora do Destino e começava América, duas tramas de alto ibope.

Já o BBB menos visto da história é o 19. No ar entre janeiro e abril de 2019, a atração registrou média geral de 20,2 pontos. Na mesma época, a Globo exibia no horário das nove a problemática O Sétimo Guardião, fiasco que teve média geral de 28,8 pontos no Ibope.

Efeito cascata

Um Lugar ao Sol - Cauã Reymond
Reprodução / Globo

No ano passado, o BBB 22 manteve uma média satisfatória, de 22,9 pontos, mas bem distante do que aconteceu no BBB21, que fechou com 28,8. Isso se deve, entre outros motivos, porque boa parte da temporada foi exibida após Um Lugar ao Sol, a novela das nove menos vista da história. Quando a trama de Lícia Manzo foi substituída por Pantanal, a audiência do BBB subiu.

O BBB 21 foge à regra. A edição foi considerada bem-sucedida mesmo indo ao ar após a reprise de A Força do Querer (2017), que fechou com média de 29,9 pontos, desempenho considerado fraco.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor