Sem surpreender, As Five acentua características das protagonistas - TV História

Sem surpreender, As Five acentua características das protagonistas

Whatsapp

Depois de muita expectativa, o Globoplay liberou nesta quinta (12) o primeiro episódio de As Five, série derivada de Malhação: Viva a Diferença. E, ao menos na estreia, o roteiro não surpreende.

Aqui, antes que os fãs fervorosos venham menosprezar essa teoria, vale a contextualização: a falta de surpresa, neste caso, não denota uma ausência de qualidade, mas uma trajetória previsível das protagonistas.

Seis anos depois do último encontro, todas elas, neste início, mantêm as mesmas características que já demonstravam na obra original. Indo mais longe, os principais traços comportamentais foram acentuados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O paradoxo da vida: início e fim

Se, em Malhação, cinco meninas se tornam amigas após um parto inesperado no metrô, agora o estopim para o reencontro é o velório da mãe de Tina (Ana Hikari). Sem a oportunidade de um acerto de contas com Mitsuko (Lina Agifu), ela ainda sente o impacto das cobranças em excesso.

Keyla (Gabriela Medvedovski) enfrenta vários perrengues para criar o filho Tonico, agora com seis anos, sozinha. Com dificuldade para se manter empregada, ela precisa se desdobrar para cuidar da criança.

Lica (Manoela Aliperti) mantém o seu comportamento explosivo, e também a sua falta de comprometimento com as atividades que se envolve. Prova disso é que já abandonou três faculdades. Depois de se separar de Samantha (Giovana Grigio), vive um período amoroso conturbado.

Na contramão, Ellen (Heslaine Vieira) mantém-se focada em sua carreira acadêmica. Após uma temporada no exterior, ela volta ao Brasil e terá a oportunidade de reavaliar suas prioridades.

Finalmente, Benê (Daphne Bozaski) continua tentando manter todas as coisas sob seu controle. Portadora da Síndrome de Asperger, ela tenta manter a calma quando as situações não saem como o planejado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os primeiros conflitos de As Five

Curiosamente, um dos primeiros conflitos da série surge quando Guto (Bruno Gadiol) termina seu relacionamento com Benê. Sem ter onde morar, ela pede abrigo à Lica.

A amiga aceita ajudá-la, mas a diferença de personalidade entre ambas torna mais difícil a convivência em um mesmo ambiente. Quase no fim do episódio de estreia de As Five, elas selam um pacto em que comprometem ceder para se adaptar uma ao estilo da outra.

A série traz de volta alguns outros personagens de Malhação, como MB (Vinicius Wester) e Anderson (Juan Paiva). Na contramão, Ellen, Keyla e a própria Benê ganham novos interesses amorosos, o que, na prática, se traduz em reforços no elenco.

Talvez a justificativa para não resgatar todos os pares românticos esteja, justamente, no fato, de que algumas relações humanas são cíclicas. Todos nós convivemos com determinadas pessoas por um determinado período, mas circunstâncias naturais levam ao afastamento. E assim, vamos abrindo espaço para que novas pessoas adentrem as nossas vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O êxito de Viva a Diferença

Em 2020, Malhação celebrou 25 anos de exibição. Nessas duas décadas e meia, não é exagero dizer que Viva a Diferença se tornou uma das temporadas mais aclamadas pelo público e crítica. Não à toa, foi agraciada com o Emmy Kids.

Os elogios foram merecidos. Cao Hamburger conseguiu retratar, com sensibilidade e sem cair em estereótipos, situações familiares ao universo adolescente. Sem soar artificial, a temporada abordou temas importantes como assédio sexual, envolvimento com drogas, bullying e precariedade das escolas públicas, entre outros temas.

Tudo isso para dizer que, diante da estrondosa repercussão do produto original, as expectativas para As Five são elevadas para outro patamar. Espera-se que, pelo menos, o spin-off mantenha o nível. Fica a torcida para que a equipe tenha conseguido explorar novos conflitos e possibilidades de forma orgânica e coerente.

O desafio, aqui é duplo: agradar tanto quem já viu Malhação, quanto conquistar um novo público, adulto A julgar pelo seu histórico profissional, que inclui a participação em diversos projetos bem-sucedidos, como o Castelo Rá-Tim-Bum, é bom que ninguém duvide da capacidade de Cao Hamburger em se superar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em tempo

O primeiro episódio de As Five ficará aberto para não assinantes do Globoplay até sábado (14). Novos capítulos serão adicionados à plataforma toda quinta-feira.

Quem não conseguir assistir ainda terá mais uma chance. Na segunda (16), o começo da nova história vai ser exibido pela Globo. Logo após Tela Quente, que apresenta a avant-première de The Mandalorian. A ação faz parte da estratégia de promover o combo entre Globoplay e Disney +.

Sobre o autor

Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já escreveu sobre diversos temas, mas há algum tempo, tem se dedicado ao que realmente gosta: trazer notícias sobre o universo da televisão. No Twitter, interage com outros fãs do veículo no perfil @jornalistavetv. Agora, sua história se cruza com a do TV História.



Leia também