Sem sinal analógico e TV paga, Globo e Band ganham Ibope e Record perde além do esperado
30/03/2017 às 14h30
Nas primeiras horas sem sinal analógico e sinal digital nas maiores TVs por assinatura do Brasil, os números de audiência na Grande São Paulo já trazem algumas pequenas conclusões, que eram meio óbvias.
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Segundo dados obtidos com exclusividade pelo TV História, nesta manhã de quinta-feira (30), quem mais ganhou audiência foi a Globo e Band, como já era esperado por executivos da Simba Content – joint-venture criada por RecordTV, SBT e RedeTV!.
Na faixa entre 7h e 8h da manhã, a Globo e a Band deram mais que o normal. A emissora carioca fechou com 11 pontos num horário que costuma marcar 9 pontos. Já a Band, que fechava a faixa na casa dos 0,5 ponto,, marcou 1,3 ponto no horário.
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Na Record, uma queda significativa. Luiz Bacci, que neste horário citado atinge por volta de 7 pontos de média, transitou entre 4 e 5 pontos de Ibope. Mais do que isto: chegou a ser incomodado pelo Primeiro Impacto, agora na faixa da manhã novamente e apresentado por Dudu Camargo.
SBT e RedeTV! não tiveram alterações bruscas. No restante da faixa matinal, em horários que costuma marcar entre 6 e 7 pontos, como no Fala Brasil e Hoje em Dia, a Record marcou entre 4 e 5.
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Ainda pouco depois do desligamento analógico, que aconteceu às 0h, a Record já sentiu os efeitos. O programa de Gugu Liberato deu anti-picos de 3 pontos. Já o Programa do Porchat chegou a ficar abaixo da barreira dos 2 pontos.
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A queda acentuada assustou algumas pessoas, mas por enquanto, o propósito de ficar fora das TVs pagas até que elas resolvam pagar pelo sinal ainda está de pé. Nas outras emissoras concorrentes da Simba, o resultado desta manhã já é comemorado.
A Simba existe desde 2015, mas apenas em maio do ano passado seu funcionamento foi aprovado pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O funcionamento pleno começou no início deste ano.
A união já rende frutos impressionantes. Em fevereiro, Ratinho, Rodrigo Faro e Luciana Gimenez, três das maiores estrelas das emissoras da joint-venture, se uniram para anunciar o fim da TV analógica em comerciais.
Na última semana, anunciou a retirada dos sinais digitais das TVs a cabo por não receber por eles e alegar intransigência ao não conseguir negociar com Net, Sky, Oi e Claro. Já a Vivo manteve os sinais, devido a um excelente avanço nas negociações para que se pague um valor.
A Simba surgiu da necessidade dos canais de cobrarem pelo seu sinal na TV por assinatura. Segundo elas, a Globo recebe dinheiro pelo seu sinal e todas as outras não conseguem um centavo das maiores operadoras do Brasil.
A expectativa é que cerca de R$ 280 milhões, apenas com as assinaturas, cheguem aos cofres dos canais se todo o plano pretendido for seguido à risca.