Grande nome dos domingos da televisão brasileira, Silvio Santos comandou seu tradicional programa nas tardes da Globo entre 1966 e 1976. Ao deixar a líder de audiência, o animador criou uma lacuna na programação difícil de ser preenchida.

Moacyr Franco participando do Programa do Ratinho
Moacyr Franco participando do Programa do Ratinho

Mas a Globo comprou a briga e, em agosto de 1976, lançou uma nova grade dominical. As novidades incluíam enlatados, games, jornalísticos e o Esporte Espetacular. Porém, a novidade mais esperada era Moacyr TV, comandada por Moacyr Franco.

Uma das grandes estrelas da Globo na época, Moacyr recebeu a incumbência de suceder Silvio Santos na emissora, uma missão que se revelou bastante espinhosa.

Estrelas da TV

Um dos trunfos do Programa Silvio Santos na Globo era contar com as estrelas das novelas do canal no palco. Mas, com a transferência do dominical para a TVS e TV Tupi, a Globo passou a aproveitar seu elenco no Moacyr TV, atração que estreou em 1º de agosto de 1976, às 17h.

Na atração, Moacyr Franco comandava uma espécie de competição para revelar uma nova estrela da TV. Ao lado da atriz Pepita Rodrigues, o animador recebia aspirantes a atores interessados em participar das novelas do canal.

O programa exibia cenas de novelas da época, como O Bem-Amado, Selva de Pedra, Pecado Capital e O Espigão. Depois, as cenas eram reproduzidas no palco, com os participantes atuando ao lado de atores da emissora.

Revelações

Pepita Rodrigues e Moacyr Franco no Moacyr TV
Pepita Rodrigues e Moacyr Franco no Moacyr TV

Moacyr TV causou frisson entre os aspirantes a estrelas da TV. O programa recebia cerca de 200 inscrições por semana e chegou a realizar testes preliminares em várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Os melhores se apresentavam no palco da atração – eram três por edição.

A cada semana era escolhido um vencedor, que ganhava uma TV em cores. Além disso, no final do mês, os vencedores de cada etapa disputavam entre si, e o grande campeão ganhava um carro e um contrato com a Globo.

Nomes como Myrian Rios, Cristina Mullins e Silvia Salgado foram reveladas no Moacyr TV. Além da disputa de atores, o programa contava com outras atrações, como uma esquete que parodiava as novelas da Globo, games, musicais e quadros de humor, como erros de gravação.

Concorrência acirrada

No entanto, não era fácil vencer Silvio Santos. Ao levar seu programa para a TVS do Rio de Janeiro e a Tupi – que o exibia nacionalmente -, o dono do Baú seguiu líder de audiência aos domingos por muitos anos.

Com isso, Moacyr TV não conseguiu dizer a que veio e teve vida curta. A atração foi cancelada em 26 de junho de 1977, sem qualquer aviso prévio, pegando o público de surpresa.

Em 21 de julho de 1977, Hildegard Angel anunciou, no jornal O Globo, que o Moacyr TV havia acabado de vez.

“Mulher Maravilha e Viagem Fantástica vão substituir o programa Moacyr TV no horário dominical da Globo. Segundo observadores da emissora, Moacyr TV sofreu desgaste muito rápido, dando o que tinha que dar em pouco tempo. É isso aí”, revelou a colunista.

Com o surgimento do SBT, o Programa Silvio Santos seguiu liderando aos domingos durante os anos 1980. A Globo só conseguiu virar o jogo com a contratação de Fausto Silva e o lançamento do Domingão do Faustão, em 1989.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor