Sem Serginho Groisman, Programa Livre naufragou e saiu do ar há 19 anos

Um dos programas mais lembrados do SBT da década de 1990, o Programa Livre saia do ar há exatamente 19 anos, em 22 de dezembro de 2001. No entanto, a atração já havia sofrido um duro golpe em agosto de 1999, quando seu criador e comandante durante oito anos, Serginho Groisman, aceitou proposta da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com seu indefectível bordão “fala, garoto”, Serginho veio da TV Cultura, onde apresentava o Matéria Prima, para estrear no canal de Silvio Santos em 19 de agosto de 1981, dia do aniversário de 10 anos do SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de sempre dar bons resultados comerciais e de audiência, o apresentador sofreu na emissora, onde teve mais de 30 mudanças de horário. Inclusive, ameaçou deixar a estação algumas vezes, insatisfeito com os rumos da atração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Serginho deixa o SBT

Em 1999, a Globo fez um ataque às concorrentes e contratou nomes como Luciano Huck, Ana Maria Braga, Jô Soares e Serginho Groisman.

Depois de mais de 2000 edições apresentadas, milhares de convidados e nada menos que 520 mil adolescentes na plateia, o último programa apresentado por Serginho ao vivo foi no dia 31 de agosto de 1999.

Mesmo sem seu comandante, Silvio Santos não quis extinguir a atração. Inicialmente, bolou um plano para fazer um rodízio de artistas do elenco da emissora à frente da produção, um por dia: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita. No começo, foi uma novidade, mas não engrenou.

Após essa tentativa, quem se deu bem foi Babi Xavier, que assumiu o comando do Programa Livre no dia 3 de janeiro de 2000, no início da madrugada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Continuavam os debates sobre sexo, drogas e outros temas voltados para o público juvenil, além de atrações musicais. E até que ela não fez feio no Ibope.

Em setembro de 2001, Silvio inventou de transferir a atração para as tardes de sábado, para tentar roubar pontos preciosos da Globo e da Record. Apesar de chegar a seis pontos no Ibope, o programa acabou tendo seu destino selado, saindo do ar em dezembro.

Ao longo dos anos, surgiram mil notícias de um possível retorno do formato, com os mais variados nomes no comando, mas isso nunca foi concretizado.

Sair da versão mobile