Dyego Terra

Da série “coisas que só acontecem no SBT”, a novela Um Refúgio Para o Amor (2012) será bruscamente acelerada. A atitude poderia ser considerada normal, caso a obra não tivesse alcançando um desempenho satisfatório, mas não é o que está acontecendo.

Um Refúgio para o Amor - Zuria Vega
Zuria Vega como Luciana em Um Refúgio para o Amor (Reprodução / SBT)

A trama mexicana é a maior audiência diária do canal, que vem atravessando uma profunda crise no Ibope. A novela é a única atração nas 24 horas de programação da rede de Silvio Santos que chega aos 5 pontos de média, mas, curiosamente, passou a ser picotada no meio da semana.

Mostrando que está totalmente perdido, o canal estava esticando o folhetim, com a exibição de pouca arte inédita por dia, resumo do capítulo anterior e três intervalos comerciais, mas tudo mudou.

[anuncio_1]

Quando acaba Um Refúgio Para o Amor no SBT?

Um Refúgio para o Amor - Gabriel Soto e Zuria Vega
Zuria Vega (Luciana) e Gabriel Soto (Rodrigo) em Um Refúgio para o Amor (Divulgação / Televisa)

Com toda a enrolação de antes, Um Refúgio Para o Amor estava prevista para terminar somente em janeiro. Mas, com a nova edição, que atualmente exibe dois capítulos em um, deverá deixar a programação do SBT em dezembro.

[anuncio_2]

A questão é que para colocar dois episódios em um, a rede corta grande parte da história inédita, quando poderia diminuir o tempo das outras novelas, que são reprises. Essa atitude causou a revolta dos telespectadores do canal.

Com isso, Minha Fortuna é Te Amar, a substituta, deverá estrear entre o fim de novembro e início do próximo mês, fazendo dobradinha na faixa das 18h30 por algumas semanas.

 

[anuncio_3]

Estratégia furada

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

A estratégia do canal de Silvio Santos se mostra pouco efetiva por diversas razões. Uma delas é que, por se tratar do maior sucesso da emissora atualmente, seria muito mais fácil emplacar outras novelas posicionadas antes ou depois dela.

É algo que poderia ser feito com a reprise de Abismo de Paixão (2012), por exemplo, que estreia na próxima quarta (8), às 18h, e contará com a sorte para emplacar sem o carro-chefe, que seria Refúgio.

De igual modo, caso a nova novela não funcione, as outras duas serão puxadas para baixo no Ibope, e audiência é algo que a empresa dos Abravanel não anda podendo arriscar perder, ou não deveria.

Além disso, sem o drama no ar, as chances da maior audiência do dia do SBT ser algum programa com apenas 3 pontos de média são muito grandes.

A cereja do bolo é realizar a troca de telenovelas em pleno mês de dezembro, época de férias escolares, verão com calor absurdo e festas de fim de ano, situações que costumam derrubar o número de televisores ligados. Boa sorte à direção.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor