Sem sentido: maior audiência do SBT sairá do ar antes do previsto

Erro de estratégia da emissora vai tirar produção de maior audiência do ar em breve

Whatsapp

Dyego Terra

Da série “coisas que só acontecem no SBT”, a novela Um Refúgio Para o Amor (2012) será bruscamente acelerada. A atitude poderia ser considerada normal, caso a obra não tivesse alcançando um desempenho satisfatório, mas não é o que está acontecendo.

Um Refúgio para o Amor - Zuria Vega
Zuria Vega como Luciana em Um Refúgio para o Amor (Reprodução / SBT)

A trama mexicana é a maior audiência diária do canal, que vem atravessando uma profunda crise no Ibope. A novela é a única atração nas 24 horas de programação da rede de Silvio Santos que chega aos 5 pontos de média, mas, curiosamente, passou a ser picotada no meio da semana.

Mostrando que está totalmente perdido, o canal estava esticando o folhetim, com a exibição de pouca arte inédita por dia, resumo do capítulo anterior e três intervalos comerciais, mas tudo mudou.

Leia mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando acaba Um Refúgio Para o Amor no SBT?

Um Refúgio para o Amor - Gabriel Soto e Zuria Vega
Zuria Vega (Luciana) e Gabriel Soto (Rodrigo) em Um Refúgio para o Amor (Divulgação / Televisa)

Com toda a enrolação de antes, Um Refúgio Para o Amor estava prevista para terminar somente em janeiro. Mas, com a nova edição, que atualmente exibe dois capítulos em um, deverá deixar a programação do SBT em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A questão é que para colocar dois episódios em um, a rede corta grande parte da história inédita, quando poderia diminuir o tempo das outras novelas, que são reprises. Essa atitude causou a revolta dos telespectadores do canal.

Com isso, Minha Fortuna é Te Amar, a substituta, deverá estrear entre o fim de novembro e início do próximo mês, fazendo dobradinha na faixa das 18h30 por algumas semanas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estratégia furada

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

A estratégia do canal de Silvio Santos se mostra pouco efetiva por diversas razões. Uma delas é que, por se tratar do maior sucesso da emissora atualmente, seria muito mais fácil emplacar outras novelas posicionadas antes ou depois dela.

É algo que poderia ser feito com a reprise de Abismo de Paixão (2012), por exemplo, que estreia na próxima quarta (8), às 18h, e contará com a sorte para emplacar sem o carro-chefe, que seria Refúgio.

De igual modo, caso a nova novela não funcione, as outras duas serão puxadas para baixo no Ibope, e audiência é algo que a empresa dos Abravanel não anda podendo arriscar perder, ou não deveria.

Além disso, sem o drama no ar, as chances da maior audiência do dia do SBT ser algum programa com apenas 3 pontos de média são muito grandes.

A cereja do bolo é realizar a troca de telenovelas em pleno mês de dezembro, época de férias escolares, verão com calor absurdo e festas de fim de ano, situações que costumam derrubar o número de televisores ligados. Boa sorte à direção.

Whatsapp


Leia também