O sinal de alerta foi disparado nos bastidores da Globo e Fuzuê tem passado por várias intervenções. Para não perder tempo, a emissora tem mexido até mesmo em cenas já gravadas e está acelerando a novela das sete nas últimas semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O folhetim de Gustavo Reiz passou a ser alvo de uma maior atenção da Globo desde o início do mês, após registrar uma grande queda de audiência em setembro. Ao longo de outubro, o cenário piorou e novas medidas foram tomadas.
Desde a segunda semana no ar, quando teve sua melhor média semanal (22,4 pontos), a trama das 19h já perdeu quase três pontos: o pior ibope semanal foi entre os dias 09 e 14 de outubro, com 18,7 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relançamento e mudanças
Com a audiência da novela em crise, a Globo deu início a uma operação para salvar Fuzuê do fiasco. A primeira medida veio do autor após ver o resultado do grupo de discussão feito pelo canal carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além de promover a volta de Maria Navalha (Olivia Araujo), Gustavo Reiz decidiu antecipar o fim do mistério do tesouro em duas semanas. Só que a emissora entendeu que o momento pedia mais e resolveu tomar medidas para contornar o problema de maneira mais imediata.
Para isso, iniciou um relançamento da trama com chamadas na programação, apresentando as reviravoltas mais recentes na tentativa de trazer o público perdido de volta. Além disso, escalou atores do elenco para participarem de programas da casa.
[anuncio_2]
Novo autor
Outra ação mais enérgica foi escalar o autor Ricardo Linhares como supervisor de texto para auxiliar Gustavo Reiz no desenvolvimento do folhetim. Os dois, inclusive, já estão trabalhando juntos.
Linhares tem como missão colocar a história nos eixos para reconquistar a audiência. Anteriormente, ele teve a mesma função em Deus Salve o Rei (2018), quando foi escalado para ajudar o estreante Daniel Adjafre e reerguer o ibope da produção medieval.
Globo acelera Fuzuê
No entanto, essas ações vão demorar um pouco para irem ao ar e a Globo tem pressa para salvar Fuzuê do fracasso. Por isso, a emissora decidiu acelerar a história na marra por meio de alguns cortes – até agora, adiantou os acontecimentos em um capítulo.
A prisão de Preciosa (Mariana Ruy Barbosa), por exemplo, aconteceria no final do capítulo de sexta-feira (20). No entanto, foi ao ar um dia antes, no encerramento do capítulo de quinta-feira (19).
Mas o ibope de Fuzuê não reagiu até o momento. Entre 16 e 21 de outubro, a novela das sete teve média semanal de 18,9 pontos, apenas dois décimos a mais que na semana anterior, quando registrou 18,7.
Mesmo com o adiantamento agora, Fuzuê não será encurtada para não prejudicar a substituta, A Vovó Sumiu, que não teria como entrar no ar muito tempo antes do previsto. A história de Luna (Giovana Cordeiro) chegará ao fim somente em março de 2024.