André Santana

Lumiar (Carolina Dieckmann) sempre foi controversa em Vai na Fé. A advogada já demonstrou ter bons sentimentos, seja no trato aos alunos ou em sua relação com a família. Ao mesmo tempo, foi capaz de atitudes questionáveis, como mentir para Ben (Samuel de Assis) e se submeter a virar amante de Theo (Emilio Dantas).

Samuel de Assis e Carolina Dieckmann - Vai na Fé
Samuel de Assis e Carolina Dieckmann em Vai na Fé (Divulgação / Globo)

Ainda assim, sempre tinha quem a defendesse. A advogada conseguiu despertar a compaixão de parte do público, já que várias de suas atitudes, mesmo controversas, eram bastante justificáveis. A autora Rosane Svartman sempre imprimiu humanidade em Lumiar, o que lhe garantiu até um fã-clube nas redes sociais.

No entanto, Lumiar está correndo o risco de perder seus admiradores. Ao se mostrar cega diante de Theo e insistir em seus erros, a personagem perde força e aborrece.

[anuncio_1]

Vilãzinha

Carolina Dieckmann em Vai na Fé
Carolina Dieckmann como Lumiar em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Antagonista de Vai na Fé, Lumiar tinha todas as condições de virar uma grande vilã. No entanto, suas ações eram muito bem justificadas na trama das sete da Globo. Ela sempre se mostrou verdadeiramente apaixonada por Ben, e a possibilidade de perdê-lo para Sol (Sheron Menezzes) fez com que ela enfiasse os pés pelas mãos.

Com isso, ela enveredou tanto para o lado do mal que acabou engatando um relacionamento com Theo. Ao se submeter a ter um caso com o marido de Clara (Regiane Alves), de quem já se considerou amiga anteriormente, Lumiar cruzou uma barreira. Já ficou difícil defender.

Ainda assim, a personagem tinha seus admiradores, que sempre torceram para que ela se tornasse uma vilã de vez, daquelas que tocassem o terror. Mas isso não aconteceu. E nem caberia, visto o caminho traçado pela advogada até aqui.

Burrice

Vai na Fé - Carolina Dieckmann e Emilio Dantas
Carolina Dieckmann e Emilio Dantas em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

Entretanto, o envolvimento com Theo vem cegando Lumiar. A personagem era controversa, sim, mas, agora, parece estar “emburrecendo”. Advogada competente e mulher atenta, Lumiar sempre se mostrou esperta.

Porém, tal esperteza tem ido para o ralo com a defesa apaixonada que Lumiar faz de Theo. A gratidão é compreensível, já que o vilão tomou um tiro que estava destinado a ela e quase morreu. Nos próximos capítulos de Vai na Fé, ele vai ganhar mais pontos com a amante depois de levar Dora (Claudia Ohana) para um hospital após notar que ela está com febre.

Ainda assim, é complicado engolir que a gratidão impeça Lumiar de enxergar o óbvio. Todas as evidências apontam que Theo não é flor que se cheire. Mas a advogada, cega, prefere acreditar que tudo é armação de Sol. É mole?

Sem força

Vai na Fé - Carolina Dieckmann e Claudia Ohana
Carolina Dieckmann e Claudia Ohana (Reprodução / Instagram)

É possível entender a popularidade de Lumiar nos primeiros capítulos de Vai na Fé. A jovem é uma mulher contemporânea, moderna, arrojada, que preferiu ser fiel aos próprios anseios ao invés de embarcar nos sonhos do marido, dos quais não compartilhava. Lumiar se mostrava feliz com a vida que levava e não pensava em ser mãe ou partir numa longa viagem, desejo de Ben.

Ao defender sua independência e, ao mesmo tempo, tentar salvar seu casamento, Lumiar viveu um drama bastante reconhecível. Era uma personagem que nadava contra a maré do romantismo puro e simples. Uma mulher real.

Porém, ela nunca foi trouxa. Tanto que Lumiar percebeu logo os riscos que seu casamento corria e tratou de agir para evitar o inevitável. Por isso, é estranho esta atual fase da advogada, que parece só ter olhos para Theo. Tamanha burrice fez a personagem perder força na novela das sete.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor