André Santana

A situação do SBT é crítica. A emissora, que já não conta mais com a presença constante de Silvio Santos, mergulhou na pior crise de sua história e não dá qualquer sinal de que vai se recuperar. Pelo contrário. Os áureos tempos parecem cada dia mais distantes.

Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti, filhas de Silvio Santos
Patrícia Abravanel e Daniela Beyruti (Reprodução / Web)

Com isso, os desafios de Daniela Beyruti, nova vice-presidente da emissora e filha de Silvio, ficam ainda maiores. Caberá à nova executiva a missão de tirar o canal, que já foi vice-líder absoluto de audiência, do buraco onde se enfiou. Uma tarefa que se revela cada vez mais espinhosa.

[anuncio_1]

Pior quarta-feira da história

Programa Silvio Santos
Programa Silvio Santos (Reprodução / SBT)

O SBT viveu no dia 8 de novembro de 2023 a pior quarta-feira de sua história. O canal de Silvio Santos anotou pífios 2,5 pontos na Grande São Paulo considerando as 24 horas, de acordo com dados do Kantar Ibope Media. Nos bastidores da emissora, o clima é de apreensão e nervosismo, de acordo com fontes internas.

O mais surpreendente é que este recorde negativo aconteceu em um dia de estreia. A emissora iniciou uma reprise da novela mexicana Abismo de Paixão na faixa Novelas da Tarde, que rendeu tímidos 3,8 pontos e um nada honroso quarto lugar na audiência, atrás de Globo, Record e Band.

Em tempos menos críticos, as novelas mexicanas rendiam bons resultados ao canal. Não por acaso, elas ocupam o fim de tarde do SBT há muitos anos. Mas até os folhetins clássicos têm perdido fôlego diante da evidente fuga de público que o canal vem sofrendo nos últimos anos.

https://www.youtube.com/watch?v=vmSpgSB9vGA

 

[anuncio_2]

Sob nova direção

Silvio Santos e Daniela Beyruti
Silvio Santos ao lado da filha Daniela Beyruti (Reprodução / YouTube)

O SBT vive a maior crise de audiência de sua história num momento de mudança de comando. Silvio Santos tem ficado cada vez mais distante das decisões do canal, que agora são responsabilidade de sua filha, Daniela Beyruti.

Prudente, a nova executiva se mostra pouco apressada em fazer grandes mudanças na emissora. Pelo contrário. De acordo com a imprensa especializada, Daniela passou o ano de 2023 promovendo reuniões e estudos para uma mudança de grade mais bem planejada. A expectativa é que uma série de novidades seja lançada no ano que vem.

Porém, as tais novidades prometidas vêm sendo recebidas com apreensão. Informações de bastidores dão conta de que a executiva pretende apostar em nomes populares das redes sociais, como Lucas Guimarães e Virgínia Fonseca. Mas, justiça seja feita, a estação também vem fazendo contratações de peso, como Regina Volpato e Cléber Machado.

No entanto, dentre as novidades ventiladas para 2024 estão uma revista eletrônica matinal e um jornal popular nos finais da tarde. São apostas que o canal já tentou anteriormente e que não deram certo. Por que agora seria diferente?

Vale lembrar que, apesar da transição lenta, Daniela Beyruti já começou a mexer de forma incisiva nos bastidores. Desde o início de sua gestão, por exemplo, a profissional já demitiu nomes de confiança ou “queridinhos” de Silvio Santos.

Daniela demitiu Dudu Camargo, até então “protegido” por Silvio, além de abrir mão de Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico e de criação da emissora que era considerado o “braço direito” do dono do SBT.

[anuncio_3]

Fase crítica

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

O SBT foi criado à imagem e semelhança do dono Silvio Santos. O animador sempre se caracterizou por seguir seu feeling, fazendo apostas que ele considerava potentes. Ele errou bastante, é verdade, mas também acertou muito. Esse jeito meio imediatista de Silvio trabalhar sempre se mostrou a marca do SBT.

Daniela Beyruti, ao que tudo indica, tem um perfil diferente do pai. Aparentemente, ela tem feito análises mais cuidadosas e planejando com calma uma nova programação. E vem pagando o preço por isso, afinal, enquanto ela faz estudos, a audiência do SBT cai dia a dia.

Porém, é evidente que a realidade do mercado é outra, bem diferente dos tempos de Silvio Santos. Não dá mais para fazer apostas no escuro, como o empresário costumava fazer. Daí a importância de um planejamento bem feito e bem embasado.

No entanto, o momento é crítico. É preciso um pouco mais de agilidade nas decisões para que o SBT não perca ainda mais fôlego. O canal vive uma situação delicada e necessita de medidas urgentes.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor