A Record sofreu o segundo ataque hacker em menos de uma semana. Dessa vez, sites da emissora ficaram fora do ar. Documentos sigilosos, como o passaporte da apresentadora Ana Hickmann, também foram vazados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova invasão aconteceu na tarde do último sábado (15). Portais ligados ao canal foram retirados da web. O ataque afetou a sede em São Paulo e filiais do interior paulista e do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resgate milionário
Vale recordar que os sistemas de exibição e produção da Record se encontram sob posse dos invasores, que exigem uma quantia milionária para devolver os acessos: R$ 45 milhões, de acordo com o portal Notícias da TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Toda a ação foi feita pelo grupo hacker Cynosure Team, que assumiu a autoria através das redes sociais.
A emissora ainda não pagou o resgate milionário. Com isso, no último dia 13, o grupo BlackCat publicou a cópia de documentos sigilosos do canal em seu site de vazamentos na chamada dark web.
Arquivos na dark web
O grupo BlackCat publicou em seu site de vazamentos na dark web um post sobre o ataque à TV Record. O post inclui cópias de sete documentos, entre os quais um com dados pessoais de uma apresentadora e três com dados financeiros da emissora. pic.twitter.com/vHttJGUB5r
— paulo brito (@pbrito1) October 14, 2022
Entre os sete arquivos disponibilizados, estão três documentações financeiras da emissora de Edir Macedo e o passaporte da apresentadora Ana Hickmann, que divide o Hoje em Dia com Cesar Filho, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.
Todo o imbróglio começou no sábado retrasado (8), quando o sistema digital da Record para a edição e transmissão de reportagens caiu durante a exibição do telejornal Fala Brasil, que foi encerrado às pressas.
O noticiário, com término previsto para 12h, foi finalizado às 9h, dando lugar a episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris. A emissora retomou o “ao vivo” com o religioso Escola do Amor, programa da Igreja Universal do Reino de Deus.
Como o ataque hacker afetou a Record?
O sinal de internet também apresentou problemas na ocasião; vários funcionários foram dispensados por conta das dificuldades de trabalho. O Balanço Geral SP, contudo, foi ao ar às 13h sem maiores problemas.
O grupo hacker envolvido com o ataque tem experiência em ações do tipo. A Record, aliás, não foi o primeiro alvo. O sistema da Polícia Civil de São Paulo também já sofreu invasão; o caso, que também incluiu vazamentos, segue em investigação.
No início deste ano, a RedeTV! sofreu um ataque em seu portal, que foi tirado do ar. O mesmo grupo participou de invasões em sites do PSL (Partido Social Liberal) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).