Sem resgate milionário, grupo começa a vazar segredos da Record

14/11/2024 às 15h49

Por: Dyego Terra
Imagem PreCarregada

A Record sofreu o segundo ataque hacker em menos de uma semana. Dessa vez, sites da emissora ficaram fora do ar. Documentos sigilosos, como o passaporte da apresentadora Ana Hickmann, também foram vazados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova invasão aconteceu na tarde do último sábado (15). Portais ligados ao canal foram retirados da web. O ataque afetou a sede em São Paulo e filiais do interior paulista e do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resgate milionário

Edir Macedo

Vale recordar que os sistemas de exibição e produção da Record se encontram sob posse dos invasores, que exigem uma quantia milionária para devolver os acessos: R$ 45 milhões, de acordo com o portal Notícias da TV.

LEIA TAMBÉM:

Toda a ação foi feita pelo grupo hacker Cynosure Team, que assumiu a autoria através das redes sociais.

A emissora ainda não pagou o resgate milionário. Com isso, no último dia 13, o grupo BlackCat publicou a cópia de documentos sigilosos do canal em seu site de vazamentos na chamada dark web.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arquivos na dark web

Entre os sete arquivos disponibilizados, estão três documentações financeiras da emissora de Edir Macedo e o passaporte da apresentadora Ana Hickmann, que divide o Hoje em Dia com Cesar Filho, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Todo o imbróglio começou no sábado retrasado (8), quando o sistema digital da Record para a edição e transmissão de reportagens caiu durante a exibição do telejornal Fala Brasil, que foi encerrado às pressas.

O noticiário, com término previsto para 12h, foi finalizado às 9h, dando lugar a episódios da série Todo Mundo Odeia o Chris. A emissora retomou o “ao vivo” com o religioso Escola do Amor, programa da Igreja Universal do Reino de Deus.

Como o ataque hacker afetou a Record?

O sinal de internet também apresentou problemas na ocasião; vários funcionários foram dispensados por conta das dificuldades de trabalho. O Balanço Geral SP, contudo, foi ao ar às 13h sem maiores problemas.

O grupo hacker envolvido com o ataque tem experiência em ações do tipo. A Record, aliás, não foi o primeiro alvo. O sistema da Polícia Civil de São Paulo também já sofreu invasão; o caso, que também incluiu vazamentos, segue em investigação.

No início deste ano, a RedeTV! sofreu um ataque em seu portal, que foi tirado do ar. O mesmo grupo participou de invasões em sites do PSL (Partido Social Liberal) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.