Longe da TV e sem reservas financeiras: por onde anda Joana Fomm, a Perpétua de Tieta? - TV História

Longe da TV e sem reservas financeiras: por onde anda Joana Fomm, a Perpétua de Tieta?

Whatsapp

Dona de importantes papeis na televisão brasileira entre os anos 1970 e 1990, Joana Maria Fomm nasceu em 14 de setembro de 1939, em Belo Horizonte (MG). Aos 80 anos, a atriz anda afastada das novelas nos últimos anos. A estreia de Joana em novelas foi em 1964, na TV Rio, em O Desconhecido.

Depois disso, vieram personagens de destaque, como Yolanda Pratini, de Dancin’ Days (1978), Perpétua, de Tieta (1989) e Carmem Maura, de Vamp (1991), entre outros.

Em 2007, Joana faria Marion em Paraíso Tropical, mas teve que deixar o elenco por conta de um câncer de mama que foi diagnostico e, posteriormente, curado. O papel acabou ficando com Vera Holtz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela também não pode participar de Insensato Coração, outra novela de Gilberto Braga, por conta de uma disautonomia (doença que afeta o sistema nervoso e que tem comprometido seus movimentos).

Em 2016, a atriz fez um apelo em seu perfil no Facebook pedindo algum trabalho na televisão. Conseguiu um papel em Apocalipse, novela da Record, sua última novela até o momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em 2019, voltou à telinha como a freira Irmã Graça na terceira temporada da série Sob Pressão, da Globo. “Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou em entrevista ao site da produção.

Para 2020, Joana Fomm já tinha um papel garantido: ela gravou a comédia de terror Assombro, da Disney, antes da pandemia. A história aborda uma mansão assombrada por três fantasmas irreverentes e ela atuou ao lado de Georgiana Goes, Felipe Abid e Julia Lemmertz, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Aos quase 80 anos, sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz, na época, na entrevista ao site de Sob Pressão.

Atualmente com 81 anos, a atriz passa a quarentena no apartamento onde mora, no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, ao lado do filho, o músico Gabriel Fomm, de 44 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A partir da pandemia, a atriz ficou sem trabalho, mas se diverte vendo os memes de Perpétua, que ressurgiu após a estreia de Tieta no Globoplay.

“Sinto muita falta de trabalhar e quero poder sair de novo”, ela disse ao jornal Extra em junho do ano passado.

“É um momento difícil, mas não há o que fazer. Espero receber algum dinheiro da Globo por conta da reprise de Tieta e só”, concluiu.



Leia também