Sem perdão: autor da Globo morreu magoado com Malu Mader e Cláudia Abreu

Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade

Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade

Todo autor de novelas tem um grupo de atores com quem gosta de trabalhar. Gilberto Braga (1945 – 2021) tinha vários “artistas de estimação”, como Gloria Pires, Antônio Fagundes e Fábio Assunção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cláudia Abreu e Malu Mader em Celebridade

Mas não seria nenhum exagero afirmar que Malu Mader e Claudia Abreu foram as grandes musas do autor. Ambas estiveram em vários trabalhos do novelista e até foram as inesquecíveis rivais de Celebridade (2003), um dos vários clássicos do profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, nenhuma delas voltaria a trabalhar com Giba após este sucesso. De acordo com a biografia do autor, Gilberto Braga ficou magoado com as duas atrizes.

Biografia

Gilberto Braga – O Balzac da Globo é o título da biografia do autor, escrita por Mauricio Stycer e Artur Xexéo e lançada recentemente. O livro traz várias histórias do novelista e revela porque Malu Mader e Claudia Abreu não trabalharam mais com Gilberto Braga depois de Celebridade, mesmo as duas sendo as grandes musas do autor.

A publicação conta que a amizade entre Malu Mader e Gilberto Braga era intensa. A atriz tinha intimidade com o autor e até pôde escolher se preferiria ser a mocinha ou a vilã de Celebridade. Malu escolheu a mocinha e até sugeriu o nome: Maria Clara Diniz, em referência a Maria Clara Machado e Leila Diniz.

Porém, o livro revela que, no decorrer de Celebridade, a relação entre Malu Mader e Gilberto Braga se desgastou. Isso porque a atriz teria ficado incomodada com os rumos da heroína e passado a reescrever cenas da personagem junto com o autor, em conversas telefônicas.

Crise

De acordo com a biografia de Gilberto Braga, Malu Mader ligava para o autor tarde da noite sugerindo mudanças no texto. E ele, cansado, concordava com a atriz. Com isso, muitas vezes, Malu teria chegado ao estúdio com novas cenas e as entregava a Marcos Palmeira, que vivia Fernando, seu par romântico.

Isso teria gerado um grande desconforto, já que Palmeira teria interrompido as gravações para perguntar ao diretor se devia fazer o que ele pedia ou o que Malu Mader falava em sua orelha.

O livro conta ainda que Malu Mader e Gilberto Braga continuaram amigos após Celebridade. No entanto, a atriz nunca mais foi chamada para participar de outra novela do autor, embora seu nome tenha sido cotado para Feira das Vaidades, trama das seis que Giba tentou emplacar pouco antes de morrer.

Gravidez

Alessandra Negrini e Fábio Assunção em Paraíso Tropical (divulgação/Globo)

Já com Claudia Abreu, a crise teria começado quando Gilberto Braga a convidou para viver as gêmeas de Paraíso Tropical (2007). O livro conta que a atriz tinha planos de engravidar, mas, em conversas com Braga, topou adiar a gestação para participar da novela. Porém, ela engravidou em seguida e precisou deixar o elenco da trama.

O livro conta que o problema maior era que Paraíso Tropical foi uma novela totalmente concebida para Claudia Abreu brilhar, o que acabou não acontecendo. Alessandra Negrini foi a escolhida para substituí-la.

“Não é que Gilberto tenha escrito as personagens de Paula e Taís especialmente para Claudia. Na verdade, Gilberto criou Paraíso Tropical para a atriz. Escrever uma novela protagonizada por gêmeas não era um sonho de autor. No seu entorno, todo mundo achava isso meio batido”, diz a publicação.

O livro conta ainda que Gilberto Braga e Claudia Abreu nunca chegaram a brigar, mas a mágoa permaneceu. OI fato é que, após o acontecido em Paraíso Tropical, a atriz nunca mais foi convidada para um trabalho do autor.

Sair da versão mobile