Sem parentes vivos, atriz da Globo foi parar no Retiro dos Artistas

21/12/2023 às 13h16

Por: Dyego Terra
Nicette Bruno, Yolanda Cardoso e Paulo Goulart (Reprodução / Web)
Nicette Bruno, Yolanda Cardoso e Paulo Goulart (Reprodução / Web)

Nome importante do teatro e da TV, Yolanda Cardoso, que pode ser vista como Catarina em Direito de Amar (1987), trama que estreou no início de dezembro no Canal Viva, terminou seus últimos dias de vida morando no Retiro dos Artistas.

Nicette Bruno, Yolanda Cardoso e Paulo Goulart (Reprodução / Web)

Figurinha carimbada na televisão nos anos 70 e 80, Yolanda estreou na telinha no fina dos anos 60, em Anastácia, a Mulher sem Destino (1967). A clássica novela produzida pela Globo ficou marcada pela explosão de um shopping na tentativa de ser salva.

A veterana faleceu em 10 de julho de 2007, aos 78 anos, vítima de pneumonia e infecção generalizada. Ela estava afastada da televisão há quatro anos.

[anuncio_1]

Como foram os últimos dias de Yolanda Cardoso?

Yolanda Cardoso

Yolanda Cardoso (Reprodução / Web)

Yolanda vivia no Retiro dos Artistas há seis anos, não possuía parentes vivos e morreu sem deixar herdeiros. A idosa estava internada há algum tempo no Hospital Álvaro Ramos, no bairro Taquara, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:

“Ela morreu com o semblante de uma pessoa vivida, lutadora, que sempre gostou da vida”, disse o ator Stepan Nercessian, presidente da instituição que acolhe os veteranos, ao O Globo de 11 de julho daquele ano.

Thumbnail Video Youtube

 

[anuncio_2]

Carreira de destaque

Osmar Prado e Yolanda Cardoso

Osmar Prado e Yolanda Cardoso

Após a estreia na Globo, Yolanda Cardoso se mudou para a Record em 1968, onde participou de três novelas, sendo uma delas a versão original de As Pupilas do Senhor Reitor (1970). Em 1972, foi para a extinta Tupi, emissora em que participou de grandes clássicos da teledramaturgia como A Viagem (1975), O Profeta (1977) e O Direito de Nascer (1978).

No início dos anos 80, carimbou seu retorno à líder de audiência com Coração alado (1980), Louco Amor (1983), Que Rei Sou Eu? (1988) e diversas minisséries.

Em 1992, fez uma terceira volta à Globo após uma curta passagem pela Band, atuando no Você Decide (1992-1994) e, mais tarde, em História de Amor (1995) e na série Decadência (1993).

[anuncio_3

O que aconteceu com Yolanda Cardoso, a Catarina de Direito de Amar?

Yolanda Cardoso em Direito de Amar

Yolanda Cardoso em Direito de Amar (Divulgação / Globo)

Em Direito de Amar, Yolanda vive Catarina, esposa de Manél (Elias Gleizer) e mãe de Nelo (Rômulo Arantes) e Paula (Cissa Guimarães). Mal-humorada, vive dizendo que a irmã Leonor (Esther Góes) fez bem em se casar com Augusto (Edney Giovenazzi). Fica aflita por viver cercada por homens irresponsáveis e se consola na filha que, assim como ela, também sonha com status.

Yolanda Cardoso não viu muitos convites para atuar após a série Decadência e chegou ao Retiro por recomendação da amiga Beatriz Veiga. Encantou-se com o recinto e acabou por ficar por lá.

“Eu queria conhecer o Retiro e ela me trouxe. Fiquei encantada! Lembro que tomamos um chá aqui enquanto eu ficava admirada com o local. Hoje, já há anos aqui, me sinto muito feliz”, disse em entrevista.

Sua última aparição na televisão foi uma participação especial em Mulheres Apaixonadas (2003), recém-encerrada no Vale a Pena Ver de Novo, e única trama dos anos 2000 de sua carreira.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.