A Globo tem investido pesado em canais FAST – sigla para Free Ad-Supported Streaming Television, ou “televisão gratuita suportada por anúncios”. Trata-se de canais gratuitos disponibilizados no Globoplay que contam com uma programação linear voltada para um tipo de nicho.

Malhação - Cauã Reymond e Sérgio Hondjakoff
Cauã Reymond (Maumau) e Sérgio Hondjakoff (Cabeção) em Malhação (Divulgação / Globo)

O Globoplay já disponibilizava os canais Receitas Fast e GE Fast há algum tempo. Recentemente, foram lançados outros dois canais, especializados em novelas. E, em breve, virá um terceiro, desta vez voltado aos fãs de Malhação. A programação deste novo canal vai exibir 24 horas da histórica novela teen, que ficou no ar entre 1995 e 2020 e revelou talentos como Cauã Reymond e Sérgio Hondjakoff.

[anuncio_1]

Malhação 24 horas

André Marques - Malhação
André Marques como Mocotó em Malhação (Reprodução / Globo)

Os canais FAST do Globoplay estão de olho nos noveleiros nostálgicos. Por isso, depois do lançamento do canal Viva 70 Fast, com novelas dos anos 1970, e Viva 80 Fast, com tramas dos anos 1980, a plataforma de streaming do Grupo Globo lança Malhação Fast.

O novo canal deve ser lançado em dezembro, em data ainda a ser anunciada, e promete exibir todos os capítulos das 27 temporadas de Malhação. A Globo também não anunciou se serão várias temporadas exibidas ao mesmo tempo na programação, ou se virá uma de cada vez.

O Viva 70 Fast exibe as novelas Dancin’ Days (1978), A Sucessora (1978) e Locomotivas (1977), nesta ordem, com os capítulos novos indo ao ar a partir das 19h30 e sendo reapresentados ao longo do dia. Já o Viva 80 Fast exibe Baila Comigo (1981), Amor com Amor se Paga (1984), Fera Radical (1988) e Sassaricando (1987), com os capítulos novos sempre às 18 horas. O canal Malhação Fast deve ter formato semelhante.

 

[anuncio_2]

Celeiro de talentos

Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano
Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano (Divulgação / Globo)

Criada por Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, Malhação foi lançada em abril de 1995, nos finais de tarde da Globo, com a intenção de fisgar o público adolescente. A trama girava em torno de um grupo de jovens que frequentavam uma academia de ginástica e viviam os típicos dramas da idade.

Inicialmente, Malhação tinha histórias que duravam uma semana. No entanto, aos poucos, a narrativa foi sendo ampliada. Em 1999, ao trocar a academia pelo colégio Múltipla Escolha, a produção ficou mais parecida com uma novela. Já a partir de 2010, a produção passou a apostar em temporadas totalmente independentes, sem ligação umas com as outras, com troca total de elenco, direção e autores.

Em março de 2020, a pandemia da Covid-19 interrompeu as gravações de Malhação – Toda Forma de Amar, que acabou tendo um final apressado e improvisado. Depois disso, a Globo reapresentou as temporadas Viva a Diferença (2017) e Sonhos (2014). No final de 2021, o canal oficializou o fim definitivo da atração, que saiu do ar no início de 2022.

Nos 25 anos em que ficou no ar, Malhação se tornou um verdadeiro celeiro de novos talentos na Globo, lançando ídolos adolescentes que, depois, passaram a brilhar nas novelas da emissora. Cauã Reymond, protagonista de Terra e Paixão, começou na novela teen. Nomes como Nathalia Dill, Sophie Charlotte, Marjorie Estiano, Agatha Moreira e Nicolas Prattes também se consagraram ao passar pela novelinha.

[anuncio_3]

Canais FAST

Renata Fernandes
Renata Fernandes (Divulgação / Globo)

Os canais FAST são uma tendência no streaming mundial. No Brasil, a plataforma Pluto TV é uma das mais populares no segmento, oferecendo diversos canais lineares temáticos gratuitos, que são sustentados por anúncios em intervalos, tal qual a TV convencional.

O Globoplay também tem investido no formato. Em dezembro, além de Malhação Fast, a plataforma também vai lançar o canal DPA Fast, cuja programação exibirá episódios das 18 temporadas de DPA – Detetives do Prédio Azul, série infantil de sucesso do canal Gloob.

“Nossa experiência com o Receitas Fast e o GE Fast foi muito positiva, com mais de 2 milhões usuários por mês acompanhando os conteúdos. Uma nova oportunidade testada por mais de 20 marcas que anunciaram nos canais”, disse Renata Fernandes, diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo, através de um comunicado da emissora.

“Os próximos lançamentos reforçam o potencial dos canais FAST para o mercado publicitário brasileiro”, completou ela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor