As novelas bíblicas vão tomar conta de mais uma faixa de novelas na Record – a única até então destinada às produções não religiosas. A emissora anunciou na última semana o retorno de Os Dez Mandamentos (2015), agora à tarde.

Chamas da Vida - Juliana Silveira e Leonardo Brício

A trama de Moisés (Guilherme Winter) irá substituir Chamas da Vida (2008) no próximo dia 10 de outubro, conforme o comunicado oficial do canal. Com isso, a reprise de Amor e Intrigas (2007), cogitada para a vaga, perdeu força. E as tramas fora dos domínios da Igreja Universal também.

Sucesso de audiência e repercussão

Os Dez Mandamentos

O folhetim voltará sob o pretexto de comemoração dos 70 anos da casa, celebrados no último 27 de setembro.

Primeira novela bíblica da Record, Os Dez Mandamentos conquistou excelentes índices de audiência, chegando a importunar a Globo – com liderança sobre o Jornal Nacional e as novelas Babilônia e A Regra do Jogo.

Desde então, a produção vem sendo exaustivamente reapresentada, dentro e fora da emissora.

Efeito cascata?

Silvia Pfeifer

A aposta da rede paulista é que o público desse tipo de história chegue mais cedo e fique para ver Reis (foto), exibida no horário nobre, sempre cambaleando na audiência – com índices muito aquém do que a direção esperava.

Porém, o tiro pode sair pela culatra. É que ao apostar pela quinta vez no mesmo produto, além da saturação, o canal pode ainda evidenciar a falta de carisma da produção inédita atual em comparação com a história de Moisés…

Além disso, entre a reprise vespertina e o original do horário nobre, há um longo período dedicado aos policialescos Cidade Alerta e Jornal da Record. A audiência, neste horário, sempre é diluída entre vários canais.

Reprises e mais reprises

Os Dez Mandamentos

Vale lembrar que esta será a terceira exibição de Os Dez Mandamentos em menos de um ano. Em janeiro, a trama foi exibida dentro do compacto A Bíblia, que compilou os melhores momentos dos folhetins bíblicos da rede no horário nobre da Record. A novela, compactada, ficou no ar por cerca de um mês.

Para quem não sabe, a trama também está no ar no canal Rede Família, pertencente ao Grupo Record e distribuído no interior de São Paulo, além de ter sido apresentada há pouquíssimo tempo pela TV Brasil, em horário nobre e com boa audiência.

Na Record, a primeira reapresentação aconteceu um ano após a exibição original, às 18h. Os índices padeceram com a concorrência dos títulos mexicanos do SBT e do Brasil Urgente, que José Luiz Datena apresenta na Band.

Com a crise, o horário de exibição foi alterado. Os Dez Mandamentos passou a substituta de Belaventura (2017), ampliando seus números. Na TV Brasil, o salto nos índices de 0,5 para 2-3 pontos, incomodando canais maiores, como a Band, no Ibope.

A Record promete resgatar todos os 242 capítulos da obra. Assim, ‘Dez Mandamentos’ deve figurar pelas tardes por mais de um ano. Se for um sucesso, ficará um bom tempo registrando bons índices para a emissora na faixa. Mas se a aposta não render, poderá sair do ar antes do previsto…

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor