Sem opções, noites de SBT e Record viraram depósitos de fiascos

Reis - Silvia Pfeifer

Divulgação / Record

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chegada do ano novo também marca o início de uma enxurrada de reprises na TV brasileira. Com exceção da Globo, que planeja novidades já em janeiro, os demais canais recorrem aos repetecos como uma forma de economia, já que o desempenho comercial dos primeiros meses do ano é, tradicionalmente, ruim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, SBT e Record abusam da paciência do espectador. Afinal, além de não oferecerem nada de novo ao público no início do ano, os dois canais se dedicam a reprisar atrações que já haviam sido rejeitadas pela audiência anteriormente. Ambos elegeram a noite de sábado para reprisar fiascos recentes.

Realities flopados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Há anos, o SBT reserva suas noites de sábado para a exibição de reality shows. Mas, em 2022, a emissora não conseguiu alcançar sucesso com nenhuma de suas apostas no segmento.

Esquadrão da Moda (foto acima), por exemplo, voltou no primeiro semestre do ano passado após um longo hiato. A ideia era reformular a atração e, por isso, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, apresentadores do programa desde 2009, foram substituídos por Renata Kuerten e Lucas Anderi. No entanto, apesar da novidade, o reality de moda não engrenou e passou quase despercebido.

Outra aposta de 2022 foi Cozinhe se Puder (foto acima), uma versão recauchutada do Mestres da Sabotagem. Na atração, Otaviano Costa assumiu o posto que anteriormente era de Sergio Marone, mas o marido de Flavia Alessandra não conseguiu fazer a audiência subir. A temporada foi encerrada com baixíssimos índices de audiência.

Mesmo assim, o SBT tratou de trazer os dois programas flopados de volta. Sem ter o que exibir nas noites de sábado, a emissora passou a reprisar episódios das duas atrações. Cozinhe se Puder vem sendo exibido na faixa das 21h30, enquanto o Esquadrão da Moda entra na sequência, às 22h30.

Novela fraca

Divulgação / Record

Enquanto isso, a Record vai pelo mesmo caminho. A emissora vem exibindo compactos das primeiras temporadas da novela Reis aos sábados, entre 21h e 23h. A ideia é não deixar a trama cair no esquecimento, já que a próxima temporada do folhetim bíblico só deve estrear em maio.

No entanto, trata-se de uma reprise que não se justifica, dado os baixos números que Reis apresentou ao longo de 2022. A trama não conseguiu repetir o sucesso de Gênesis (foto acima) e fez a Record perder fôlego no horário nobre. Esquisito.

Desastre

Como não poderia deixar de ser, as reprises escaladas por SBT e Record se revelaram grandes desastres na audiência. Os dois canais disputaram a vice-liderança na base das migalhas, bem distantes da líder Globo.

Na Record, Reis marcou apenas 3,1 pontos de média no Kantar Ibope Media no último sábado (7), de acordo com dados divulgados pelo site TV Pop. Para se ter uma ideia, a série Chicago Med (foto acima), que foi exibida na sequência, obteve melhor resultado, com 4 pontos.

Já no SBT, o retorno de Cozinhe se Puder cravou 3,5 pontos. Enquanto isso, Esquadrão da Moda anotou minguados 3,6. Ou seja, sem uma programação forte, Record e SBT seguem ladeira abaixo.

Sair da versão mobile