Uma das atrizes de destaque no teatro e na televisão com inúmeras novelas, Yolanda Cardoso, atualmente no ar em Direito de Amar (1987), no canal Viva, acabou vivendo seus últimos dias no Retiro dos Artistas.

Retiro dos Artistas

No folhetim escrito por Walther Negrão e levado ao ar originalmente no horário das seis da Globo, a atriz viveu Catarina, esposa de Manél (Elias Gleizer) e mãe de Nelo (Rômulo Arantes) e Paula (Cissa Guimarães).

Uma mulher mal-humorada, que diz que a irmã Leonor (Esther Góes) acertou quando decidiu se casar com Augusto (Edney Giovenazzi). Catarina vive aflita por viver cercada de homens irresponsáveis e tem na filha uma pessoa para se consolar, já que ela sonha em ter status, assim como a mãe deseja.

Papéis de destaque

Yolanda Cardoso estreou na televisão em Anastácia, a Mulher sem Destino (1967), uma das primeiras novelas das oito da Globo, que ficou marcada por um terremoto em que a maioria dos personagens morreu para mudar os rumos da trama, que foi um fiasco.

Depois, a atriz se transferiu para a Record em 1968, onde esteve em três novelas, sendo uma delas a versão original de As Pupilas do Senhor Reitor (1970). Na sequência, ela se tornou figurinha carimbada na televisão nas décadas de 70 e 80.

Em 1972, Yolanda foi para a extinta TV Tupi, em que participou das versões de clássicos como A Viagem (1975), O Profeta (1977) e O Direito de Nascer (1978). Em seguida, retornou à Globo, onde fez Coração Alado (1980), Louco Amor (1983), Que Rei Sou Eu? (1988), além de várias minisséries.

Após uma rápida passagem pela Band, a artista voltou para sua terceira passagem pela emissora carioca, onde participou do Você Decide (1992-1994), da minissérie Decadência (1995) e da novela História de Amor (1995).

O que aconteceu com Yolanda Cardoso, a Catarina de Direito de Amar?

Yolanda Cardoso em Direito de Amar
Yolanda Cardoso em Direito de Amar (Divulgação / Globo)

Após a trama, Yolanda viu os convites para novos trabalhos desaparecerem. Sem parentes, ela acabou indo parar no Retiro dos Artistas por recomendação da amiga Beatriz Veiga.

Ao conhecer o lugar, a atriz se encantou pelo local e resolveu ficar por lá, onde passou a viver desde então.

“Eu queria conhecer o Retiro e ela me trouxe. Fiquei encantada! Lembro que tomamos um chá aqui enquanto eu ficava admirada com o local. Hoje, já há anos aqui, me sinto muito feliz”, declarou ela em entrevista.

A última aparição da atriz na televisão foi uma participação especial em Mulheres Apaixonadas (2003), em que apareceu como ela mesma.

Qual foi a causa da morte de Yolanda Cardoso?

Nicette Bruno, Yolanda Cardoso e Paulo Goulart
Nicette Bruno, Yolanda Cardoso e Paulo Goulart (Reprodução / Web)

Yolanda Cardoso morreu no dia 10 de julho de 2007, aos 78 anos. A causa da morte foi pneumonia e infecção generalizada após internação no Hospital Álvaro Ramos, no bairro Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Ela morreu com o semblante de uma pessoa vivida, lutadora, que sempre gostou da vida”, contou o ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, ao O Globo de 11 de julho de 2007.

Yolanda viveu no Retiro dos Artistas durante seis anos. Ela não tinha nenhum parente vivo e morreu sem deixar herdeiros.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.