Um fato pitoresco aconteceu com a CNT durante a estreia do Horário Eleitoral Gratuito, na tarde desta sexta (09). Durante os 10 minutos da transmissão, o canal, que transmite praticamente apenas programação religiosa, ficou na sexta posição no ranking do Ibope, subindo de 0,0 para 0,6 ponto na Grande São Paulo. Entre 13h00 e 13h10, a nanica chegou a ficar em quinto lugar.

Existe uma provável explicação para o fato: como não tem sede na capital paulista, a CNT não exibe a propaganda política. Mas não pode colocar outro programa no lugar, deixando a tela com um slide do TSE. Dessa forma, as pessoas que não queriam acompanhar o falatório dos candidatos, colocou na emissora para descobrir quando a faixa ia acabar. Às 13h12, quando o horário eleitoral terminou, o canal voltou à sua rotina de traço, marcando 0,0.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos 10 minutos da exibição das propagandas partidárias, a Globo ficou com 9,3 pontos, a Record teve 8,7, o SBT teve 6,4, a Band teve 2,7, a Cultura teve 0,6, a CNT e a RedeTV! tiveram 0,4 cada, a Gazeta e a TV Brasil ficaram com 0,2 cada, a Record News e a Rede Vida tiveram 0,1 cada e TV Aparecida e RIT não pontuaram. A soma dos canais pagos deu 5,9 pontos. Na faixa, 49,2% dos televisores estavam ligados.

Logo em seguida à faixa, a Globo já subiu para 10,2, a Record caiu para 8, o SBT subiu para 6,7 e a Band caiu para 2,5 pontos. A Record rapidamente recuperou os décimos perdidos e, às 13h19, já estava com 8,7 novamente.

Colaborou Gabriel de Oliveira

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor