André Santana

Em Terra e Paixão, Anely (Tatá Werneck) sempre se fez de inocente para o namorado Odilon (Jonathan Azevedo), ao mesmo tempo em que ganhava dinheiro fazendo striptease na internet. O rapaz, apaixonado, nunca sonhou com a “atividade paralela” da amada.

Terra e Paixão - Jonathan Azevedo e Tatá Werneck
Jonathan Azevedo (Odilon) e Tatá Werneck (Anely) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Mas o casal, que a princípio integraria o núcleo cômico da novela de Walcyr Carrasco, nem ao menos teve a chance de emplacar junto ao público.

Com a aproximação de Luigi (Rainer Cadete), Anely ficou encantada e, aos poucos, foi se entregando à nova paixão. Ao aproximar os personagens de Tatá Werneck e Cadete, Walcyr Carrasco jogou Odilon de vez para escanteio.

[anuncio_1]

Casal sem trama

Terra e Paixão - Jonathan Azevedo, Rainer Cadete e Tatá Werneck
Jonathan Azevedo (Odilon), Tatá Werneck (Anely) e Rainer Cadete (Luigi) em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A dinâmica entre Anely e Odilon foi vendida como parte integrante do núcleo cômico de Terra e Paixão. A ideia era explorar a malandragem da jovem, que se aproveitaria do fato de o namorado ser totalmente apaixonado por ela para enganá-lo.

Odilon, então, seria o apaixonado bobo, feito de gato e sapato pela namorada esperta. Ciumento, ele sempre entrava em cena desconfiando das intenções da jovem. Mas Anely, esperta, dava um jeito de contornar a situação, cozinhando o amado em “banho-maria”.

Leia também: Saiba o que aconteceu com 10 estrelas dos anos 90 que sumiram da TV

Mas, curiosamente, este plot acabou tendo pouco espaço na novela das nove da Globo. Ao colocar Luigi na pousada tocada pela família de Anely, o autor acabou aproximando os dois picaretas da trama, que se tornaram cúmplices em várias armações.

A boa química entre os personagens de Tatá Werneck e Rainer Cadete terminou por esvaziar o personagem de Jonathan Azevedo, que vai ficando sem função.

Sem espaço

Terra e Paixão - Débora Falabella
Débora Falabella na pele de Lucinda em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Com a parceria cada vez mais sólida entre Anely e Luigi, Odilon mal aparecia ao lado da namorada. Agora, então, que a stripper dispensou o instrutor de artes marcias e vive um romance às escondidas com o italiano, Odilon foi reduzido a mero coadjuvante dentro do núcleo do qual deveria ser um dos destaques.

Com Anely cada vez mais distante, coube a Odilon aparecer em cena em meio ao seu ofício. Como professor de krav magá, ele foi testemunha do início da relação que se estabelece entre Lucinda (Débora Falabella) e Marino (Leandro Lima).

Porém, isso já não acontece. Com a mudança do delegado para a pousada para ficar mais perto de Lucinda, os encontros do casal passaram a acontecer no local, e não mais na academia. Assim, Odilon está perdendo ainda mais espaço na trama.

[anuncio_3]

Futuro de Odilon

Terra e Paixão - Jonathan Azevedo
Jonathan Azevedo como Odilon em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Resta saber o que Walcyr Carrasco está preparando para o futuro de Odilon. Sem as aulas de Lucinda e Marino e, agora, sem o namoro com Anely, o que será feito do lutador?

Como Terra e Paixão anda em baixa no Ibope, Walcyr Carrasco não deve mexer em time que está ganhando. Sendo assim, a parceria entre Anely e Luigi deve continuar firme nos próximos capítulos da novela, mesmo com Petra saindo da clínica onde está internada para desintoxicação de medicamentos.

Quanto a Odilon, o ideal seria o autor buscar uma nova trama para o personagem de Jonathan Azevedo para que o ator não se converta num figurante de luxo na novela das nove.

O professor precisa de uma sacudida para não desaparecer de vez.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor