DE VOLTA

Sem Helena e sem Leblon: Globo prepara volta da primeira novela de Manoel Carlos

Manoel Carlos

Manoel Carlos

Sem Helena e bem longe do Leblon. Assim foi a primeira novela de Manoel Carlos na Globo, que será resgatada pela emissora em sua plataforma de streaming, em data ainda a ser anunciada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Maria Maria, exibida entre 30 de janeiro e 24 de junho de 1978, em 119 capítulos, e estrelada por nomes como Nívea Maria, Cláudio Cavalcanti, Roberto Pirilo e Gilberto Martinho, entre outros.

Carreira

Um dos pioneiros da televisão brasileira, Maneco, como o autor é carinhosamente chamado, havia passado por Tupi, Excelsior e Record antes de chegar à Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor, que atualmente tem 91 anos e está longe do gênero desde Em Família (2014), escreveu, produziu e dirigiu teleteatros e programas de grande sucesso, como Grande Teatro Tupi, Família Trapo, Esta Noite se Improvisa e O Fino da Bossa.

Já na Globo, foi um dos criadores do Fantástico, em 1973, além de outras atrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Alguns anos depois, ele aceitou o convite de escrever uma novela na emissora, adaptada do romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha.

Vale lembrar que, anteriormente, ele já havia escrito algumas tramas para a TV Paulista, nos anos 1950.

Qual era a trama de Maria Maria?

Nivea Maria em Maria Maria

A novela se passava no início do século 20, na Chapada Diamantina.

Então casada com o diretor da novela, Herval Rossano, Nívea Maria viveu duas personagens: Maria Alves, a Mariazinha, e Maria Dusá.

A novela nunca foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, mas foi exibida novamente dentro do programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, em 1982.

Ao contrário de inúmeras novelas da mesma época, a trama sobreviveu e poderá ser conferida na íntegra, em breve, pelos assinantes do Globoplay.

Sair da versão mobile