RESGATE

Sem Helena e longe do Leblon: Globo vai trazer de volta primeira novela de Manoel Carlos

Manoel Carlos

Manoel Carlos

Muito antes de se consagrar na tela da Globo com protagonistas chamadas Helena e tramas ambientadas no Leblon, Manoel Carlos escreveu sua primeira novela para a emissora num cenário bem diferente do que se habituou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando de Maria Maria, exibida originalmente entre 30 de janeiro e 24 de junho de 1978 e que sobreviveu ao descarte de fitas sistematicamente promovido pelo canal.

Dessa forma, ainda em data a ser anunciada, o público poderá conferir, no Globoplay, os 119 capítulos da estreia de Maneco como novelista na emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desafio

Nivea Maria em Maria Maria

Prestes a completar 92 anos, Manoel Carlos foi um dos pioneiros da televisão brasileira, passando por canais como Tupi e Record, onde produziu grandes sucessos.

Já na Globo, foi um dos criadores do Fantástico, em 1973, e aceitou a missão de escrever uma novela para o canal alguns anos depois. Ele adaptou o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Maria Maria se passava no início do século 20, na Chapada Diamantina. A trama, exibida na faixa das seis, foi estrelada por nomes como Nívea Maria, Cláudio Cavalcanti, Roberto Pirilo e Gilberto Martinho, entre outros.

Quando Maria Maria estreia no Globoplay?

Então casada com o diretor da novela, Herval Rossano, Nívea Maria viveu duas personagens: Maria Alves, a Mariazinha, e Maria Dusá.

A novela nunca foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, mas foi exibida novamente dentro do programa TV Mulher, apresentado por Marília Gabriela, em 1982.

Ao contrário de inúmeras novelas da mesma época, a trama sobreviveu e poderá ser conferida na íntegra pelos assinantes do Globoplay.

Sair da versão mobile