André Santana

Ao ser escalado para Amor Perfeito, Babu Santana comemorou a chance de fazer um personagem completamente diferente do que já havia vivido na TV até então. O ator vive Frei Severo, o tutor de Marcelino (Levi Asaf) na Irmandade da trama das seis da Globo.

Severo (Babu Santana) e João (Allan Souza Lima) em Amor Perfeito
Severo (Babu Santana) e João (Allan Souza Lima) em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Mas o personagem, a princípio, seria bem mais complexo que isso. Severo tem um passado que o atormenta, já que o religioso foi um lutador que acabou provocando a morte de um homem. Trata-se de uma história promissora, mas que, até agora, não foi bem explorada na novela das seis da Globo.

Leia também: Saudade: 10 famosos narradores que já não estão mais entre nós

[anuncio_1]

Matou um homem

Babu Santana - Amor Perfeito
Babu Santana como Frei Severo em Amor Perfeito (Divulgação / Globo)

O passado de Frei Severo em Amor Perfeito foi revelado na ocasião em que a Irmandade foi invadida por um ladrão. Para defender o local, o religioso tratou de desferir um soco no bandido, fazendo-o cair desacordado. Severo ficou desolado com o fato e só se tranquilizou quando o ladrão acordou.

Depois disso, ele recordou, com Frei Leão (Tonico Pereira), seu passado como boxeador. Severo abriu seu coração e revelou que se penitencia por ter sido responsável pela morte de um homem durante uma luta, sem querer.

“Foi o meu punho que tirou a vida dele, frei Leão! Não se esqueça que fui acusado de homicídio culposo! Eu tirei a vida de um homem, e nunca vou me perdoar por isso!”, desabafou, na ocasião.

Atormentado

Amor Perfeito - Levi Asaf
Levi Asaf como Marcelino em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

O passado de Frei Severo dá profundidade ao personagem. Afinal, ele não é somente o “padrão”, que cuida de Marcelino. Mas é também um ser humano atormentado, que vive no limiar entre a fé e seu passado cheio de culpas.

Sendo assim, seria interessante que essa complexidade fosse melhor explorada em Amor Perfeito. O fato de Severo ser um homem perturbado por fantasmas do passado poderia render uma trama mais relevante ao personagem de Babu Santana.

No entanto, isso pouco é falado na trama de Duca Rachid, Julio Fischer e Elísio Lopes Jr. Na maioria de suas cenas, Frei Severo só aparece mesmo bancando o pai, cuidando de Marcelino e dando broncas a cada travessura do garoto. É pouco. Babu Santana merecia mais.

[anuncio_3]

Excesso de personagens

Tony Tornado e Tonico Pereira
Tony Tornado e Tonico Pereira em Amor Perfeito (Reprodução / Globo)

Ao que tudo indica, o passado de Frei Severo só deve ser usado mesmo para que Gilda (Mariana Ximenes) tenha algum trunfo contra o religioso em sua cruzada para tentar adotar Marcelino. Assim, a vida pregressa do personagem só servirá mesmo para que a vilã faça mais uma de suas chantagens.

A falta de espaço para o desenvolvimento da trama de Frei Severo pode estar relacionado ao excesso de personagens que afeta Amor Perfeito. A trama das seis da Globo sofre com um elenco inchado, com vários tipos que, até agora, não tiveram suas histórias desenvolvidas adequadamente. A novela parece ter várias tramas em stand-by.

O núcleo da Irmandade tem nada menos que sete religiosos para cuidar de Marcelino. Além de Frei Severo e Frei Leão, o espaço conta com Frei Tomé (Tony Tornado), Padre Donato (Bernardo Berro), Padre Diógenes (Chico Pelúcio) e Frei João (Allan Souza Lima) e, em breve, terá ainda Frei Vitório (Antonio Pitanga). Destes, apenas Frei João tem uma trama para chamar de sua. É muita gente para pouca história.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor