Dez anos depois de ter trocado a Globo pela Record, Xuxa Meneghel está de volta à emissora líder de audiência. No entanto, desta vez, ela não terá um programa para chamar de seu, como nos tempos do Xuxa Park, Planeta Xuxa ou TV Xuxa.

Eliana, Xuxa e Angélica nos bastidores do Criança Esperança
Eliana, Xuxa e Angélica nos bastidores do Criança Esperança (divulgação/Globo)

A apresentadora volta à casa onde se consagrou à frente de um quadro no Fantástico. Na nova atração, Xuxa pretende incentivar a adoção de cães, gatos e outros pets, além de entrevistar especialistas e trazer informações sobre resgate de animais.

Curiosamente, Xuxa “reencontrará” as amigas Eliana e Angélica no mesmo programa. Afinal, as outras louras que ficaram famosas como apresentadoras infantis também têm seus quadros no Fantástico. Será que está faltando espaço na grade da Globo?

O que Xuxa vai fazer na Globo?

Depois de apresentar programas como Xuxa Meneghel e Dancing Brasil na Record, Xuxa deixou a emissora de Edir Macedo no final de 2020 e passou a se dedicar a projetos no streaming. Porém, ela confirma seu retorno à TV aberta com um novo acordo com a Globo.

Desta vez, Xuxa fará um quadro no Fantástico que terá como mote o incentivo à adoção de animais abandonados. A apresentadora mostrará bichos que foram resgatados e tratados para serem entregues a pessoas dispostas a tê-los como pet.

“Estou aqui em casa gravando o primeiro do meu quadro, o novo quadro do Fantástico, onde vou convidar todos vocês a conhecerem o mundo animal de uma maneira bem diferente. Para tocar o coração de vocês e, quem sabe, vocês adotarem um filhinho de pelo ou de pena por aí”, contou a apresentadora em seu Instagram.

O novo quadro de Xuxa deve estrear apenas em 2025 no Fantástico. A apresentadora também está nos planos da Globo para a programação dos 60 anos da emissora. A ideia é que ela reedite o quadro Intimidade, sucesso do Planeta Xuxa.

Louras no Fantástico

Desde que o encontro de Xuxa, Angélica e Eliana no Criança Esperança deu uma enorme repercussão no ano passado, a Globo tem tentado surfar neste frisson. Tanto que, atualmente, as três louras têm projetos engatilhados no canal, o que viabiliza novos encontros.

Curiosamente, as três estão envolvidas com quadros no Fantástico. Eliana, atualmente, comanda um quadro de entrevista que funciona como um spin-off do Saia Justa, atração que apresenta no canal GNT.

Já Angélica grava a nova série Angélica: 50 & Uns, que repete o mesmo formato do 50 & Tanto, apresentado no ano passado. Desta vez, a apresentadora só receberá homens em seu sofá para uma conversa sobre comportamento. A atração será lançada pelo Globoplay e GNT, mas terá uma versão compacta dentro do Fantástico.

Falta espaço na grade?

Diante desta situação um tanto quanto inusitada, a pergunta que não quer calar é: está faltando espaço na grade? É no mínimo estranho que a Globo só tenha o Fantástico para oferecer às grandes estrelas.

Só o fato de o canal ter contratado Eliana para utilizá-la como substituta de Astrid Fontenelle na TV paga e Ivete Sangalo na TV aberta já mostra que a emissora não está disposta a pensar “fora da caixa”. Não se deram ao trabalho de pensar num projeto para Eliana e, assim, seu quadro no Fantástico soa como uma desculpa, apenas para mantê-la no ar na TV aberta.

Enquanto isso, Xuxa e Angélica voltam ao canal num espaço bem menor do que já tiveram em tempos mais auspiciosos. Não parece um grande desperdício ter em mãos as três mais famosas ex-apresentadoras infantis para escondê-las no Fantástico?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor