Terminou mal a parceria entre o apresentador Fausto Silva e a Band. O programa Faustão na Band não atingiu os patamares de audiência e faturamento esperados pelo astro e pela emissora e, por conta disso, sairá do ar deixando um prejuízo milionário.

Faustão na Band
Reprodução / Band

Deste modo, a emissora se verá obrigada a “apertar o cinto” para lidar com tamanho rombo. As medidas de economia afetarão até mesmo grandes estrelas da casa, como José Luiz Datena e Milton Neves. Nem mesmo o MasterChef vai escapar das mudanças.

[anuncio_1]

Prejuízo milionário

Brasil Urgente - José Luiz Datena
Reprodução / Band

A Band não economizou para colocar de pé um programa à altura de Faustão. A emissora desembolsou uma nota para fazer com que Faustão na Band fosse um programa grandioso, capaz de atingir bons índices de audiência e atrair grandes anunciantes. Porém, como a audiência não veio, os patrocinadores também recuaram.

Com isso, a emissora e Faustão decidiram, em comum acordo, encerrar a parceria. Mas a Band, nesta aventura, se viu tendo que arcar com um prejuízo milionário. De acordo com informações da colunista Cristina Padiglione, da Folha de S. Paulo, os valores estariam na casa de R$ 100 milhões.

Segundo a jornalista, a primeira medida de economia tomada pela Band foi cortar o uso do helicóptero do Brasil Urgente, de José Luiz Datena (foto acima). A ideia da emissora é cortar o custo operacional da aeronave, que requer combustível e manutenção, de modo a amortecer possíveis demissões.

Mudança no MasterChef

MasterChef - Erick Jacquin e Henrique Fogaça
Divulgação / Band

O plano da Band é lançar um novo programa de entretenimento no horário onde hoje vai ao ar o Faustão na Band. A nova atração, a princípio, seria comandada por Glenda Koslowski e Zeca Camargo e seria pautada no factual. Pouco se sabe sobre o projeto, mas acredita-se que será um programa de proporções bem menores do que o atual.

Com isso, a Band vai liberar seu maior estúdio, que estava sendo utilizado apenas por Faustão. Deste modo, o MasterChef Brasil, que vinha sendo gravado nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP), voltará a ser produzido no Morumbi.

A Band alugou o espaço em meio à empolgação da chegada de Faustão, com a intenção de aumentar seu potencial de produção. Além do MasterChef, o canal gravou no local o humorístico Nóis na Firma, já extinto. Até aqui, não há novos planos para o espaço. Assim, a tendência é que a Band encerre o aluguel do local.

Despedida de Milton Neves

Carlos Alberto de Nóbrega e Milton Neves

Coincidência ou não, a Band também definiu que Milton Neves (na foto acima, com Carlos Alberto de Nóbrega) deve deixar a programação da emissora em breve. De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a direção da emissora já definiu que o programa esportivo vai sair do ar.

Ainda de acordo com o colunista, uma nova atração esportiva, apresentada pelo craque Neto, deve substituir a tradicional mesa redonda de Milton Neves. A princípio, o apresentador deve terminar de cumprir seu contrato em casa. O acordo vence em dezembro.

Embora a Band não confirme, especula-se que o fim do Terceiro Tempo seja mais uma medida de corte de custos para recuperar a saúde financeira da estação após o prejuízo milionário do Faustão na Band.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor