Em reprise nas tardes da Globo, Mulheres de Areia (1993) virou alvo da “tesoura” global. A emissora acelerou a edição e passou a fazer mais cortes na história, que teve seu fim antecipado.

Mulheres de Areia - Gloria Pires
Gloria Pires como Ruth em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Novela de Ivani Ribeiro exibida originalmente no horário das seis, Mulheres de Areia está em reexibição na faixa Edição Especial desde junho, quando substituiu Chocolate com Pimenta (2003).

O folhetim, que conta com 203 capítulos, tinha poucos cortes até então e mantinha o ritmo natural do enredo, sendo exibido quase na íntegra. Se continuasse assim, chegaria ao fim somente em março de 2024. No entanto, a Globo mostrou ter outros planos…

[anuncio_1]

Globo decepa Mulheres de Areia

Marcos Frota em Mulheres de Areia
Marcos Frota em Mulheres de Areia (Reprodução / Globo)

Desde o início de setembro, a Globo começou a “passar o facão” em Mulheres de Areia. Segundo informações do site Natelinha, a cada capítulo da reprise, a emissora está compactando o material de um capítulo e meio original.

Ou seja: são exibidos três capítulos a cada dois dias. Se continuar assim até o fim, a reprise da saga de Ruth e Raquel, ambas interpretadas por Gloria Pires, terminará em janeiro, com um total de 150 capítulos – 53 a menos que a versão original da trama.

Os cortes seriam bem maiores do que aqueles que foram feitos nas duas antecessoras da faixa. O Cravo e a Rosa (2000) teve 211 capítulos na reprise, ante 221 originais. Já a reexibição de Chocolate com Pimenta foi finalizada com 190 capítulos de um total de 209.

[anuncio_2]

Aposta arriscada

Chocolate com Pimenta - Mariana Ximenes e Murilo Benício
Murilo Benício e Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta (Gianne Carvalho / Globo)

Mulheres de Areia entrou no ar como uma aposta arriscada da Globo. Desde que lançou a faixa Edição Especial, em dezembro de 2021, o canal tinha investido apenas em novelas de Walcyr Carrasco que apostavam em enredos mais leves, com o pé ficando no humor, como é o caso de Chocolate com Pimenta (foto acima).

Os folhetins de Carrasco foram responsáveis por tranquilizar a emissora, deixando a Globo bem longe da Record, sua antiga ameaça no horário. Até por isso, algumas tramas cotadas eram do autor. Foi um risco mexer no que estava dando certo.
[anuncio_3]

Audiência reage

Mulheres de Areia - Gloria Pires e Guilherme Fontes
Guilherme Fontes (Marcos) e Gloria Pires (Ruth) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)

Em suas primeiras semanas, Mulheres de Areia chegou a assustar ao amargar queda nos índices após ficar sem a dobradinha que teve com Chocolate com Pimenta em sua semana inicial.

Mas a trama se recuperou e registrou crescimento no Ibope, se estabilizando na faixa dos 12 pontos. Até o momento, a obra de Ivani Ribeiro tem média de 12,1 pontos na Grande São Paulo.

Os números de Mulheres de Areia ainda estão abaixo das duas antecessoras (O Cravo e a Rosa teve média geral de 14,0 pontos e Chocolate com Pimenta fechou com 13,0), mas também estão longe de ser um fracasso.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.