Dono da voz marcante que anunciava as atrações e os patrocinadores do Programa Silvio Santos, o locutor Lombardi (1940-2009) era o fiel escudeiro do dono do SBT. Sua interação divertida com o “patrão” sempre foi um dos pontos altos da atração que acaba de celebrar 60 anos.

Silvio Santos
Reprodução / SBT

Sendo assim, chamou a atenção o fato de Lombardi ter sido praticamente ignorado no especial exibido pelo SBT no domingo (4). O locutor não teve direito a homenagens e nenhum familiar compareceu para receber o troféu distribuído aos convidados do programa apresentado por Patrícia Abravanel.

[anuncio_1]

Parceria histórica

Lombardi era um dos personagens mais “folclóricos” do Programa Silvio Santos. O bordão “é com você, Lombardi”, disparado pelo animador, seguido da resposta “Oi, Silvio!” ficou no imaginário popular desde o início da parceria entre os dois artistas.

Silvio Santos conheceu Lombardi quando trabalhava na TV Paulista, atual TV Globo de São Paulo, emissora onde o Programa Silvio Santos nasceu, em 1963. O apresentador o convidou para trabalhar com ele e, a partir daí, o profissional se tornou o locutor oficial da atração dominical.

A parceria se tornou histórica. Lombardi participava ativamente dos quadros comandados por Silvio Santos, anunciando atrações, fazendo merchandising, narrando VT’s, anunciando os números da Tele Sena ou simplesmente batendo um papo descontraído com Silvio no palco. O fato de seu rosto nunca aparecer reforçou o “personagem” que Lombardi acabou se transformando.

Ausência sentida

Lombardi

Lombardi faleceu em 2 de dezembro de 2009, aos 69 anos, na cidade de Santo André (SP), onde vivia. Sua morte surpreendeu, já que o locutor não tinha nenhum problema de saúde. Ele teve um infarto enquanto dormia.

Apesar de estar ausente do vídeo desde sua morte, há quase 14 anos, Lombardi segue no imaginário do público do Programa Silvio Santos. Até hoje, não falta quem imite a maneira com que o locutor falava, já que sua voz ficou marcada na memória da audiência.

Por isso, causou estranhamento que o locutor não tenha sido homenageado durante o especial em comemoração aos 60 anos do Programa Silvio Santos, que foi apresentado por Patrícia Abravanel. Afinal, Lombardi esteve presente na maioria destes 60 anos.

Vários personagens que fizeram a história do Programa Silvio Santos receberam homenagens, dos lendários jurados do Show de Calouros até a menina que virou meme com a piada do bambu. Lombardi, pela sua importância, merecia algo, no mínimo, semelhante. No entanto, ele foi apenas citado num VT que enumerava as personalidades que faleceram. Foi pouco.

Processo

Patrícia e Silvia Abravanel
Reprodução / SBT

O fato de nenhum familiar de Lombardi ter comparecido ao especial do Programa Silvio Santos (na foto acima, com Patricia e Silvia) pode estar ligado ao processo movido pela viúva do locutor contra o SBT. Ela pedia reconhecimento de vínculo empregatício, já que, em 2005, Lombardi recebeu baixa em sua carteira de trabalho e passou a emitir nota fiscal como pessoa jurídica.

A defesa da viúva alegava que Lombardi foi funcionário do Grupo Silvio Santos entre 1975 e 2005, mas, depois, teria sido obrigado a abrir uma empresa e prestar serviço como PJ, o que seria uma forma de driblar a legislação trabalhista.

No entanto, a 1ª Vara do Trabalho de São Paulo julgou o pedido improcedente, já que a empresa de Lombardi tinha sido aberta em 1988, e que era “perfeitamente possível” que ele trabalhasse como locutor de forma autônoma. Em decisão unânime, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região concordou com a decisão, em outubro de 2017.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor