Nos últimos dias, profissionais da TV brasileira foram surpreendidos com demissões após a volta das férias. As situações aconteceram na Record, na Jovem Pan News e na InterTV, afiliada da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Janine Borba foi desligada no dia 19 de julho. Ela, que comandou o Domingo Espetacular por anos, estava à frente dos boletins JR 24 Horas.
A jornalista estava voltando do período de descanso quando foi informada de seu desligamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dias antes, a Record também dispensou a apresentadora Patrícia Costa e os repórteres Roberto Thomé e Sylvestre Serrano.
Contenção de despesas
A situação vivida por Janine se repetiu com a jornalista Katiuscia Sotomayor, que dava expediente na sucursal de Brasília da Jovem Pan News.
A repórter voltou de férias no último dia 21. Três dias depois, ela celebrou o retorno à casa em seu Instagram.
“De volta ao meu aconchego”, publicou Katiuscia, demitida no dia seguinte.
“Demissões são naturais, especialmente no meio da comunicação. Nenhum profissional é ou está imune a isso. A Jovem Pan não é nem será a primeira ou a última a enxugar seus quadros de maneira repentina. A justificativa clássica que normalmente se oferece nessas circunstâncias é a de reestruturação”, analisou em entrevista para o Notícias da TV.
Após licença-maternidade
Uma situação ainda mais difícil envolveu Ana Paula Mendes, dispensada da InterTV, afiliada da Globo na região dos Lagos, Rio de Janeiro, após o término de sua licença-maternidade.
No canal há quase 16 anos, Ana Paula tirou férias em 2021 e, ao retornar, descobriu estar grávida. Ela foi afastada logo depois. A jornalista deu à luz em outubro do ano passado e, quando regressou, em abril último, foi desligada.
Leia também: Após demissão, comentarista da Globo foi parar no Retiro dos Artistas
Dois casos no SBT
No SBT, dois casos de demissão após férias, um na rede, outro na afiliada do Paraná – pertencente a Carlos Massa, o Ratinho.
Dudu Camargo, ex-apresentador do Primeiro Impacto, foi curtir a pausa e não voltou mais. O rapaz protagonizou vários episódios polêmicos enquanto contratado da casa.
Na Rede Massa, Simone Munhoz, então âncora do SBT Paraná, acabou dispensada após o descanso, em janeiro deste ano.