Com a reta final de Malhação 1998, a expectativa dos espectadores do Viva se voltou ao lançamento da obscura Malhação.com, temporada que a sucedeu originalmente na Globo. A fase é bastante lembrada pela tentativa de transformar a novelinha num programa ao vivo, ideia que se revelou um desastre retumbante.

André Marques - Malhação
Reprodução / Globo

Mas não será dessa vez que o público poderá revisitar este flop histórico. O canal do Grupo Globo anunciou que não reapresentará a temporada, já que não dispõe da íntegra desta fase, exibida originalmente entre outubro de 1998 e outubro de 1999.

[anuncio_1]

Conteúdo perdido

Malhação 1998 (Radical) - Cássia Linhares e Rodrigo Faro
Divulgação / Globo

Exibindo os episódios finais de Malhação 1998 (foto acima), o Viva anunciou que não reprisará a temporada seguinte, que foi chamada de Malhação.com. Em seu perfil no Twitter, o canal confirmou que não foi possível recuperar todos os capítulos da novelinha.

“Não conseguimos recuperar alguns episódios inteiros e alguns trechos da temporada, que foi apresentada ao vivo entre 1998 e 1999. Faltam materiais, o que compromete a narrativa e, por isso, Malhação.com não será exibida pelo Viva”, diz o comunicado.

No entanto, na mesma publicação, o Viva avisou que a temporada em questão poderá voltar em outra plataforma do grupo.

“Mas meu amigo Globoplay está correndo atrás de todo material disponível, e a temporada – ainda que não esteja na íntegra – vai ser disponibilizada no Projeto Resgate em 2024”, finalizou.

Volta às raízes

Malhação 1998-1999 - Alexandre Barillari, Bruno Gradim, Dani Valente, Jonas Torres, Juliana Baroni e Luiza Mariani
Arley Alves / Globo

Malhação.com é a última temporada da novela adolescente a se passar na academia que dá nome à trama. A ideia era resgatar a origem da atração, que havia perdido muita audiência em 1998.

Com Malhação 1998, o plano da Globo era abrir os horizontes da novelinha, levando os personagens para fora da academia que serviu de cenário à trama em seus primeiros anos. No entanto, a temporada não emplacou e a trama acabou “ressuscitando” a Malhação.

Assim, a ideia de Malhação.com era resgatar vários personagens das primeiras temporadas. Para isso, voltam à cena Mocotó (André Marques) e Romão (Luigi Baricelli), que se tornam donos da academia e tentam reerguer o negócio.

Experiência flopada

Malhação.com - André Marques
Arley Alves / Globo

No entanto, a nova Malhação não viveria só do passado. A ideia do diretor Roberto Talma (1949-2015) era transformar a trama num programa ao vivo. O plano era fazer o público interagir com a história por meio da internet, daí o título Malhação.com.

Assim, os primeiros capítulos da nova safra se passavam no quarto de Mocotó, onde ele recebia os amigos e mantinha um blog com histórias da academia. Esta fase realmente foi exibida ao vivo, e Mocotó interagia com o público por meio de um chat online.

Porém, a fase ao vivo não caiu nas graças do público, revelando-se um grande desastre. Com isso, o novo formato não ficou nem um mês no ar. Quando a academia Malhação é reaberta, a trama volta ao esquema tradicional.

A audiência até reagiu, mas não o suficiente para deixar a Globo satisfeita. Por isso, em outubro de 1999, a trama passa por nova reformulação. Desta vez, a academia finalmente saiu de cena definitivamente, dando espaço ao colégio Múltipla Escolha. Assim, inicia-se a fase mais bem-sucedida da história do programa.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor