A Globo anunciou que Paraíso Tropical (2007) foi a trama escolhida para suceder Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo. Além dela, também era cotada para a faixa a malsucedida Salve Jorge (2012). Com isso, a novela mais pedida pelo público acabou sendo novamente esnobada pela emissora.

Mariana Ximenes em América
Mariana Ximenes em América (Reprodução / Globo)

Curiosamente, a Globo se “lembrou” de Salve Jorge, mas se “esqueceu” de América (2005), que fez bastante sucesso em sua exibição original e chegou aos incríveis 60 pontos de audiência. A trama, que tinha nomes como Mariana Ximenes no elenco, só foi lembrada para o Viva, onde estreia em breve.

[anuncio_1]

Trama pedida

América - Deborah Secco
Deborah Secco como Sol em América (Divulgação / Globo)

Há 18 anos de sua primeira exibição no horário das nove, América finalmente sairá do fundo do baú e ganhará uma reapresentação. Mas não será desta vez que a trama estará disponível para o grande público na TV aberta.

O clássico folhetim de Gloria Perez foi escalado para ser reexibida pelo canal Viva a partir de 27 de novembro na faixa das 22h50, em substituição à Senhora do Destino (2004).

Chamou atenção, no entanto, a revolta do público com a decisão. Isso porque os telespectadores há tempos pediam que a história da sofredora Sol (Deborah Secco) fosse reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, o que nunca aconteceu. E, pelo jeito, não vai acontecer tão cedo.

[anuncio_2]

Boicotada

Cleo e Edson Celulari em América
Cleo e Edson Celulari em América (divulgação/Globo)

Para muitos, a produção sofreu um injusto boicote no canal, que vem apostando em títulos já reprisados diversas outras vezes enquanto deixa outros grandiosos sucessos mofando eternamente em seus arquivos.

Isso, aliás, vem se tornando normal na rede carioca nos últimos tempos. Celebridade (2003), Belíssima (2005), Cobras & Lagartos (2006), A Favorita (2008), Ti Ti Ti (2010), dentre outras, demoraram demais para retornar, enquanto a líder estava ocupada reexibindo Por Amor (1997), O Rei do Gado (1996), Chocolate com Pimenta (2003) e companhia bela, todas com mais de três reprises na conta.

Nem precisa dizer que quando os mesmos folhetins finalmente foram trazidos de volta, todos já estavam datados e renderam audiência abaixo do esperado.

 

[anuncio_3]

“Furada” pelo Viva

Paraíso Tropical - Camila Pitanga e Wagner Moura
Wagner Moura (Olavo) e Camila Pitanga (Bebel) em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

E essa demora para reprisar novelas vem fazendo a Globo “perder” títulos importantes para o Viva, já que América não foi o único folhetim a ganhar sua primeira reprise através do canal pago.

Um exemplo é a própria Paraíso Tropical. Próximo título do Vale a Pena Ver de Novo, a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares foi reprisada pela primeira vez no Viva, transmitida entre julho de 2021 e janeiro de 2022.

Mesma situação de Páginas da Vida, de Manoel Carlos, produzida em 2006 e que até hoje só foi retransmitida na TV paga, quando retornou em novembro de 2021. Detalhe: a história de Helena (Regina Duarte) foi uma das novelas das nove mais bem-sucedidas da década de 2000. Com média geral de 47,08, só ficou atrás de Senhora do Destino (2004), América e Belíssima.

Escrito nas Estrelas (2010), de temática espírita, foi outra que sequer foi cogitada para ser retransmitida nas tardes da Globo e ganhou nova exibição também pelo canal de reprises a partir de julho deste ano.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor