Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores de Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), entregaram à Globo a sinopse de uma nova novela. O texto, candidato ao horário das seis, encerra os planos da dupla de uma trilogia sobre a história do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, a ideia de Thereza e Alessandro é apostar num enredo contemporâneo. No momento, os dois aguardam o retorno da emissora para dar início à escrita dos capítulos – e encaminhar estes para uma nova avaliação.
Ascensão
Divulgação / GloboA estreia de Thereza Falcão e Alessandro Marson como titulares foi com Novo Mundo, que elevou a audiência das seis: dos 21,2 de Sol Nascente (2016) para os 23,8 da saga de Pedro I (Caio Castro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O êxito da obra determinou a continuidade, com Nos Tempos do Imperador, voltada para Pedro II (Selton Mello).
“A segunda parte nem foi uma novela que a gente teve de batalhar para ser aprovada, foi uma encomenda da empresa porque ‘Novo Mundo’ fez sucesso”, destacou Marson em entrevista ao portal NaTelinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Queda
Os trabalhos de Nos Tempos do Imperador foram interrompidos pela pandemia de Covid-19. Como aquecimento para a estreia, a Globo reapresentou Novo Mundo, atingindo 19,2 de média.
A trama inédita, prevista para março de 2020, entrou no ar apenas em agosto de 2021 – já toda gravada. O efeito na audiência foi negativo: o enredo registrou apenas 17 pontos.
O folhetim também padeceu com acusações de racismo nos bastidores. O diretor artístico Vinícius Coimbra, também responsável por Novo Mundo, acabou demitido em meio às denúncias.
Indefinição
Ainda não se sabe se a nova proposta de Alessandro Marson e Thereza Falcão será aprovada. Talvez pese o fato dos dois apostarem em uma narrativa contemporânea, abrindo mão da novela cogitada, por ocasião do êxito de Novo Mundo e da aposta em Nos Tempos do Imperador, sobre a Princesa Isabel.
“Vou falar a verdade, nossa ideia sempre foi escrever uma trilogia, que seria a história de Dom Pedro I, Dom Pedro II e da princesa Isabel”, adiantou Alessandro ao NaTelinha.
Cabe lembrar que outros autores também apresentaram propostas para a faixa das seis. Casos de Lícia Manzo e Alessandra Poggi. A fila do horário conta, no momento, apenas com Amor Perfeito, substituta de Mar do Sertão.