Sem chance: Globo desistiu de continuação de novela fracassada
13/11/2024 às 13h54
Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores de Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021), entregaram à Globo a sinopse de uma nova novela. O texto, candidato ao horário das seis, encerra os planos da dupla de uma trilogia sobre a história do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, a ideia de Thereza e Alessandro é apostar num enredo contemporâneo. No momento, os dois aguardam o retorno da emissora para dar início à escrita dos capítulos – e encaminhar estes para uma nova avaliação.
Ascensão
Divulgação / GloboA estreia de Thereza Falcão e Alessandro Marson como titulares foi com Novo Mundo, que elevou a audiência das seis: dos 21,2 de Sol Nascente (2016) para os 23,8 da saga de Pedro I (Caio Castro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O êxito da obra determinou a continuidade, com Nos Tempos do Imperador, voltada para Pedro II (Selton Mello).
“A segunda parte nem foi uma novela que a gente teve de batalhar para ser aprovada, foi uma encomenda da empresa porque ‘Novo Mundo’ fez sucesso”, destacou Marson em entrevista ao portal NaTelinha.
LEIA TAMBÉM:
● Que fase: cinco novelas recentes que a Globo se arrependeu de ter feito
● Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino
● Escolha errada: após fiasco, Globo impõe regra para novelas das seis
Queda
Os trabalhos de Nos Tempos do Imperador foram interrompidos pela pandemia de Covid-19. Como aquecimento para a estreia, a Globo reapresentou Novo Mundo, atingindo 19,2 de média.
A trama inédita, prevista para março de 2020, entrou no ar apenas em agosto de 2021 – já toda gravada. O efeito na audiência foi negativo: o enredo registrou apenas 17 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O folhetim também padeceu com acusações de racismo nos bastidores. O diretor artístico Vinícius Coimbra, também responsável por Novo Mundo, acabou demitido em meio às denúncias.
Indefinição
Ainda não se sabe se a nova proposta de Alessandro Marson e Thereza Falcão será aprovada. Talvez pese o fato dos dois apostarem em uma narrativa contemporânea, abrindo mão da novela cogitada, por ocasião do êxito de Novo Mundo e da aposta em Nos Tempos do Imperador, sobre a Princesa Isabel.
“Vou falar a verdade, nossa ideia sempre foi escrever uma trilogia, que seria a história de Dom Pedro I, Dom Pedro II e da princesa Isabel”, adiantou Alessandro ao NaTelinha.
Cabe lembrar que outros autores também apresentaram propostas para a faixa das seis. Casos de Lícia Manzo e Alessandra Poggi. A fila do horário conta, no momento, apenas com Amor Perfeito, substituta de Mar do Sertão.