Em uma decisão recente, a Globo passou a evitar novelas que abordam a temática espírita. Diante desse novo cenário, algumas tramas estão com reprises praticamente descartadas, entre elas, sucessos como A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005). Outras, como Escrito nas Estrelas (foto abaixo), só devem ter espaço no Canal Viva e no Globoplay.

Escrito nas Estrelas - Nathalia Dill
Nathalia Dill em Escrito nas Estrelas (Alex Carvalho / Globo)

Com uma nova política interna na dramaturgia visando conquistar o público evangélico, a emissora tem acenado para essa ala da população com histórias que esses telespectadores gostem.

A última novela das sete, Vai na Fé (2022), veio abrindo esse caminho. No entanto, de acordo com informações do site Notícias da TV, a decisão vai além disso. Devido à nova política da emissora, tramas com abordagem ao espiritismo estão sendo descartadas. E nisso estão incluídas novelas já produzidas, algumas muito pedidas pelo público.

A informação é de que esses folhetins não devem ganhar chance na Globo e ficarão restritos ao Viva, canal de reprises da emissora na TV paga. Assim, algumas novelas estão com reprise na emissora carioca praticamente descartadas – pelo menos por enquanto.

Confira:

[anuncio_1]

A Viagem (1994)

A Viagem - Christiane Torloni e Guilherme Fontes
Christiane Torloni e Guilherme Fontes em A Viagem (Divulgação / Globo)

Remake da trama homônima escrita por Ivani Ribeiro para a extinta TV Tupi, A Viagem é uma das novelas de maior sucesso da Globo e os pedidos para reprise são muitos. A última reexibição aconteceu em 2020, no Viva.

A história, marcada pelo vilão Alexandre (Guilherme Fontes), aborda a vida após a morte baseada na doutrina espírita. Ivani Ribeiro, inclusive, se baseou em livros psicografados pelo médium Chico Xavier para desenvolver o folhetim.

Alma Gêmea (2005)

Alma Gêmea
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (reprodução/Globo)

Novela das seis de maior sucesso dos anos 2000, Alma Gêmea conta a saga da índia Serena (Priscila Fantin), a reencarnação de Luna (Liliana Castro), que vai em busca de seu amor, Rafael (Eduardo Moscovis).

Reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2009, a trama de Walcyr Carrasco voltou a ser exibida novamente somente em 2022, no Viva.

Recentemente, chegou a ser especulada para voltar na faixa Edição Especial nas tardes da Globo, após as reprises de O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate Com Pimenta (2004) – ambas de Carrasco e reexibidas no Viva recentemente -, mas, com a nova política do canal, não deve retornar tão cedo.

[anuncio_2]

Escrito nas Estrelas (2010)

Escrito nas Estrelas - Nathalia Dill e Jayme Matarazzo
Nathalia Dill e Jayme Matarazzo nos bastidores de Escrito nas Estrelas (João Miguel Júnior / Globo)

Outra novela que abordou a temática espírita e teve boa recepção do telespectador foi Escrito nas Estrelas. Parte do público até pediu uma reprise nas tardes da Globo, mas a trama voltou ao ar no Viva.

Assinada por Elizabeth Jhin, narra a história do médico Ricardo Aguillar (Humberto Martins), que busca a mulher ideal para gerar uma criança por meio do sêmen congelado de seu falecido filho, Daniel (Jayme Matarazzo), trazendo consigo implicações espirituais profundas.

A trama revela uma forte conexão entre pai, filho e a jovem escolhida para realizar a inseminação artificial, Viviane/Vitória (Nathalia Dill), uma conexão que remonta a vidas passadas.

Amor Eterno Amor (2012)

Amor Eterno Amor
Letícia Persiles e Gabriel Braga Nunes em Amor Eterno Amor (Divulgação / Globo)

Trama da mesma autora, Amor Eterno Amor nunca foi reprisada, apesar de ter alcançado boa audiência no horário das seis da Globo.

Na história, Rodrigo (Gabriel Braga Nunes) descobre que seu amor de infância, Elisa, era um espírito que apenas ele via, que reencarnou naquela época em Miriam (Letícia Persiles), e o deixou em paz para viver o amor com a mulher de suas vidas passadas.

[anuncio_3]

Alto Astral (2014)

Alto Astral
Thiago Lacerda e Sérgio Guizé em Alto Astral (divulgação/Globo)

Baseada na ideia de Andréa Maltarolli, Alto Astral foi a primeira novela de Daniel Ortiz como autor titular na Globo e ficou marcada por reerguer a audiência da faixa das 19h, numa época em crise.

O folhetim conta a história de Caíque (Sérgio Guizé), um rapaz que convive com dons especiais desde criança. Já adulto e médico formado, ele conhece Castilho (Marcelo Médici).

Castilho é um guia espiritual que volta à Terra e avisa para Caíque que os dois têm uma missão a cumprir em busca de se redimirem por causa de um erro cometido na vida passada.

Além do Tempo (2015)

Alinne Moraes e Rafael Cardoso em Além do Tempo
Alinne Moraes e Rafael Cardoso em Além do Tempo (reprodução/Globo)

Folhetim de Elizabeth Jhin para o horário das seis, Além do Tempo se tornou um sucesso entre o público e é uma das novelas que tem reprise muito pedida pelos telespectadores. Apesar disso, nunca foi reprisada – com a nova política da Globo, a informação é de que foi liberada para o Viva.

A trama narra a história de Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso), que vivem um amor impossível. Os dois morrem ao caírem de um penhasco. No entanto, 150 anos depois, os dois se reencontram em outra vida e tentam viver o amor interrompido.

[anuncio_5]

Espelho da Vida (2018)

Espelho da Vida
Rafael Cardoso, Vitória Strada e João Vicente de Castro em Espelho da Vida (divulgação/Globo)

Quarta novela de Elizabeth Jhin abordando a reencarnação, Espelho da Vida tinha poucas chances de ser reprisada por causa de sua baixa audiência. Com a nova decisão da Globo, uma reexibição da trama ficou mais impossível ainda.

A história se passa em duas fases ao mesmo tempo e conta a história de Júlia Castelo/Cris (Vitória Strada), que volta ao passado para esclarecer sua morte na vida passada, quando foi assassinada.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.