Novela muito pedida pelos fãs para um repeteco, América (2005) finalmente ganhou uma reprise na TV. A trama de Gloria Perez está no ar na faixa das 22h50 do Canal Viva desde o dia 27 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto praticamente todo mundo já sabe que Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício) terminam a trama separados, muita gente tinha esperança de finalmente ver a cena mais aguardada da novela.
Mas quem pensa que o canal pago vai aproveitar a oportunidade para exibir o aguardado beijo entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), que foi gravado e não mostrado, pode tirar o cavalinho da chuva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo jamais poderá exibir a sequência, que foi cortada do último capítulo.
Descoberta da homossexualidade
Gloria Perez foi bastante feliz na construção do personagem Junior, vivido por Bruno Gagliasso em América. Pela primeira vez, uma novela abordou a homossexualidade sob a perspectiva de quem se descobre gay – parece óbvio hoje em dia, mas pouco se falava sobre isso em 2005.
A autora desmistificou a crença de que a orientação sexual seria uma “opção” ao narrar a trajetória de Junior. No início da novela, o rapaz se sente inadequado, mas não entende o motivo. Durante a trama, ele se envolve com Kerry (Marisol Ribeiro), mas não consegue levar o relacionamento adiante. Apenas quando se apaixona pelo peão Zeca ele finalmente compreende que é um homem gay.
O relacionamento entre Junior e Zeca foi construído aos poucos e com muita sensibilidade por Gloria Perez. Por isso, o público comprou o casal e torceu pelo final feliz dos personagens. Com isso, a autora chegou à conclusão de que era a hora de quebrar um tabu e exibir uma cena de beijo entre dois homens no horário nobre da Globo, o que não tinha acontecido até então.
A novelista, então, escreveu a cena do beijo, que seria exibida no último capítulo. A expectativa era tanta que muita gente credita a alta audiência do último capítulo de América à curiosidade em torno da sequência. No entanto, no ar, foi só frustração: Junior e Zeca aparecendo se olhando intensamente, mas a cena é cortada antes que os lábios se aproximem.
[anuncio_2]
Frustração
Gloria Perez não escondeu a frustração pela cena não ter ido ao ar.
“O romance entre o Junior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser”, explicou ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
“Eu e o Marcos Schechtman [diretor da novela] tivemos uma reunião com o Mário Lúcio Vaz, o Octavio Florisbal, o Manoel Martins e o Durval Honório [executivos da Globo]. O Florisbal decidiu que o beijo não deveria ser mostrado. Nós argumentamos muito mas não conseguimos mudar a decisão. Na verdade, nem era para ir ao ar o trecho que foi, porque ali já havia a intenção do beijo. A primeira ideia era cortar até isso! Mas conseguimos que pelo menos a intenção ficasse”, detalhou Gloria ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.
Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, intérpretes de Junior e Zeca, também se mostraram bastante frustrados por conta do corte.
“Fiz uma novela chamada América e em que fiz um cara que se descobria homossexual durante a novela. Fiz essa novela com muito tesão, muito mesmo. Sou movido a tesão. E nessa novela eu gravei o beijo gay no último capítulo, mas uma hora antes de a novela ir ao ar cortaram o beijo e não avisaram às pessoas do elenco. Fiquei muito triste na época”, disse Bruno, durante a entrega do Prêmio Contigo!, em 2015.
“A gente criou uma expectativa, estávamos torcendo para que isso acontecesse. Eu como artista, e sendo gay, colocar isso na roda seria incrível”, avaliou Erom Cordeiro, em depoimento ao documentário Orgulho na Tela (2021), do Globoplay.
Cena deletada
Como a cena foi gravada, mas não foi ao ar, criou-se bastante curiosidade em torno da sequência. Tanto que os fãs torciam para que a cena fosse exibida em outro programa da Globo, ou fosse incluída numa eventual reprise ou DVD.
No entanto, a cena de beijo entre Junior e Zeca jamais poderá ir ao ar. No documentário Orgulho na Tela, sobre a representatividade LGBTQIA+ nas novelas, a Globo revelou que cenas gravadas que não são aproveitadas acabam deletadas. Ou seja, o beijo entre Junior e Zeca não existe mais, nem mesmo nos arquivos da Globo.
O primeiro beijo entre dois homens numa novela da Globo aconteceu entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no último capítulo de Amor à Vida (2013-14). Naquele dia, parecia que o tabu havia sido quebrado, mas não. Tanto que cenas de beijo envolvendo duas mulheres provocou celeuma na recente Vai na Fé (2023). Ainda há muito o que avançar.