Novela muito pedida pelos fãs para um repeteco, América (2005) finalmente ganhou uma reprise na TV. A trama de Gloria Perez está no ar na faixa das 22h50 do Canal Viva desde o dia 27 de novembro.

América - Deborah Secco e Murilo Benício
Deborah Secco e Murilo Benício em América (Divulgação / Globo)

Enquanto praticamente todo mundo já sabe que Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício) terminam a trama separados, muita gente tinha esperança de finalmente ver a cena mais aguardada da novela.

Mas quem pensa que o canal pago vai aproveitar a oportunidade para exibir o aguardado beijo entre Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), que foi gravado e não mostrado, pode tirar o cavalinho da chuva.

A Globo jamais poderá exibir a sequência, que foi cortada do último capítulo.

[anuncio_1]

Descoberta da homossexualidade

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América
Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América

Gloria Perez foi bastante feliz na construção do personagem Junior, vivido por Bruno Gagliasso em América. Pela primeira vez, uma novela abordou a homossexualidade sob a perspectiva de quem se descobre gay – parece óbvio hoje em dia, mas pouco se falava sobre isso em 2005.

A autora desmistificou a crença de que a orientação sexual seria uma “opção” ao narrar a trajetória de Junior. No início da novela, o rapaz se sente inadequado, mas não entende o motivo. Durante a trama, ele se envolve com Kerry (Marisol Ribeiro), mas não consegue levar o relacionamento adiante. Apenas quando se apaixona pelo peão Zeca ele finalmente compreende que é um homem gay.

O relacionamento entre Junior e Zeca foi construído aos poucos e com muita sensibilidade por Gloria Perez. Por isso, o público comprou o casal e torceu pelo final feliz dos personagens. Com isso, a autora chegou à conclusão de que era a hora de quebrar um tabu e exibir uma cena de beijo entre dois homens no horário nobre da Globo, o que não tinha acontecido até então.

A novelista, então, escreveu a cena do beijo, que seria exibida no último capítulo. A expectativa era tanta que muita gente credita a alta audiência do último capítulo de América à curiosidade em torno da sequência. No entanto, no ar, foi só frustração: Junior e Zeca aparecendo se olhando intensamente, mas a cena é cortada antes que os lábios se aproximem.

[anuncio_2]

Frustração

Gloria Perez
Gloria Perez (Reprodução / HBO Max)

Gloria Perez não escondeu a frustração pela cena não ter ido ao ar.

“O romance entre o Junior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser”, explicou ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

“Eu e o Marcos Schechtman [diretor da novela] tivemos uma reunião com o Mário Lúcio Vaz, o Octavio Florisbal, o Manoel Martins e o Durval Honório [executivos da Globo]. O Florisbal decidiu que o beijo não deveria ser mostrado. Nós argumentamos muito mas não conseguimos mudar a decisão. Na verdade, nem era para ir ao ar o trecho que foi, porque ali já havia a intenção do beijo. A primeira ideia era cortar até isso! Mas conseguimos que pelo menos a intenção ficasse”, detalhou Gloria ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo.

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, intérpretes de Junior e Zeca, também se mostraram bastante frustrados por conta do corte.

“Fiz uma novela chamada América e em que fiz um cara que se descobria homossexual durante a novela. Fiz essa novela com muito tesão, muito mesmo. Sou movido a tesão. E nessa novela eu gravei o beijo gay no último capítulo, mas uma hora antes de a novela ir ao ar cortaram o beijo e não avisaram às pessoas do elenco. Fiquei muito triste na época”, disse Bruno, durante a entrega do Prêmio Contigo!, em 2015.

“A gente criou uma expectativa, estávamos torcendo para que isso acontecesse. Eu como artista, e sendo gay, colocar isso na roda seria incrível”, avaliou Erom Cordeiro, em depoimento ao documentário Orgulho na Tela (2021), do Globoplay.

 

[anuncio_3]

Cena deletada

Thiago Fragoso (Niko) e Mateus Solano (Félix) em Amor à Vida
Thiago Fragoso (Niko) e Mateus Solano (Félix) em Amor à Vida (divulgação/Globo)

Como a cena foi gravada, mas não foi ao ar, criou-se bastante curiosidade em torno da sequência. Tanto que os fãs torciam para que a cena fosse exibida em outro programa da Globo, ou fosse incluída numa eventual reprise ou DVD.

No entanto, a cena de beijo entre Junior e Zeca jamais poderá ir ao ar. No documentário Orgulho na Tela, sobre a representatividade LGBTQIA+ nas novelas, a Globo revelou que cenas gravadas que não são aproveitadas acabam deletadas. Ou seja, o beijo entre Junior e Zeca não existe mais, nem mesmo nos arquivos da Globo.

O primeiro beijo entre dois homens numa novela da Globo aconteceu entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no último capítulo de Amor à Vida (2013-14). Naquele dia, parecia que o tabu havia sido quebrado, mas não. Tanto que cenas de beijo envolvendo duas mulheres provocou celeuma na recente Vai na Fé (2023). Ainda há muito o que avançar.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor