Mistério é a palavra de ordem em Cara e Coragem. Desde sua estreia, a trama de Claudia Souto tem oferecido mais enigmas do que esclarecimentos ao público. Desaparecimentos misteriosos, sósia, vilões ocultos e até uma seita secreta onde seus membros se vestem de laranja fazem parte da narrativa do folhetim.

Cara e Coragem

O grande mistério de Cara e Coragem envolve a empresária Clarice Gusmão (Taís Araújo). Sua empresa foi a responsável por criar uma fórmula secreta que, caso caia em mãos erradas, pode causar uma imensa destruição. No entanto, a fórmula se perdeu, e Clarice procurava resgatá-la quando desapareceu misteriosamente.

A aparente morte de Clarice deixou Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) no olho do furacão. Isso porque a empresária contratou o casal de dublês para resgatar a fórmula, que estava numa pasta perdida num lugar ermo. Assim, a dupla busca descobrir o que está se passando quando a notícia da misteriosa morte de Clarice ganha todas as manchetes.

Laranja

Cara e Coragem

Praticamente ao mesmo tempo em que Clarice desapareceu, Anita (Taís Araújo) surgiu. Fisicamente idêntica a Clarice, Anita é uma massoterapeuta que, aparentemente, leva uma vida bem diferente da que levava sua sósia. A princípio, até parecia que se tratava de um disfarce de Clarice, mas agora já se sabe que as duas são, sim, pessoas diferentes.

Porém, poucos sabem que Anita e Clarice se conheciam. As duas sósias se encontraram por acaso e, desde então, trocavam de lugar sempre que necessário. Clarice costumava mandar Anita em seu lugar em compromissos, enquanto aproveitava o tempo para se dedicar a outras questões.

Cara e Coragem

Outra descoberta é que Clarice não estava de vestido laranja na noite em que desapareceu por acaso. Pat e Moa descobrem que a empresária, na verdade, fazia parte de uma espécie de seita secreta formada por mulheres que se reuniam com as vestes desta cor. Andrea (Maria Eduarda de Carvalho) é uma das integrantes deste movimento.

Por dentro

Cara e Coragem

No entanto, nos próximos capítulos de Cara e Coragem, Pat passará a conhecer a “seita das laranjas” por dentro. A dublê é convidada por Andrea para fazer parte do grupo e, deste modo, conseguir ajuda para financiar o tratamento de Alfredo (Carmo Dalla Vecchia).

Assim, Pat descobre que o grupo é, na verdade, uma associação de mulheres que se ajudam. Por conta do problema de saúde de seu marido, Pat acaba sendo ajudada pelas “laranjas”, mas é obrigada a fazer um juramento, no qual se compromete a nunca revelar a verdade sobre o grupo.

Porém, Pat vai acabar abrindo o bico. Num dia, ao chegar em casa usando vestes laranjas, ela é colocada contra a parede por Moa e Ítalo (Paulo Lessa). Pressionada, ela acaba confessando aos sócios o que é a seita das laranjas.

Pat explica que se trata de um grupo de mulheres que se ajudam, e que elas a estão ajudando a arcar com o tratamento de Alfredo. A dublê também revela que Clarice fazia parte do grupo, chegando a doar uma grande quantia em dinheiro para a seita. Por fim, Pat também conta que, para se ajudarem, nem sempre as mulheres praticam “boas ações”.

Intrigados, Moa e Ítalo pedem que Pat siga investigando o grupo por dentro, tornando-se uma espécie de espiã. Eles a convencem a utilizar um aparelho de escuta e gravar as próximas reuniões do grupo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor