O Projeto Resgate, que disponibiliza novelas da Globo, é o queridinho dos assinantes do Globoplay. Todo mês, a plataforma de streaming oferece títulos desejados pelo público ou esquecidos no acervo.

O Dono do Mundo - Antonio Fagundes e Malu Mader
Malu Mader e Antonio Fagundes em O Dono do Mundo (Divulgação / Globo)

Por ocasião do lançamento do projeto, em maio de 2020, o Globoplay prometeu cerca de 40 obras. No entanto, seis delas, todas com passagem pelo Canal Viva, ainda estão fora da plataforma. Entre elas, O Dono do Mundo (1991), estrelada por Malu Mader e Antonio Fagundes.

Leia também: Musa da Globo teve namoro conturbado com astro da Seleção

[anuncio_1]

Clássicos dos anos 1980

Tony Ramos como os gêmeos Quinzinho e João Vitor em Baila Comigo
Tony Ramos como os gêmeos Quinzinho e João Vitor em Baila Comigo (divulgação)

Três folhetins à espera de uma chance no streaming foram produzidos na década de 1980. Água Viva (1980), assinada por Gilberto Braga, com colaboração de Manoel Carlos, narra a trajetória de Lígia (Betty Faria), dividida entre dois irmãos: Nelson (Reginaldo Faria), sua grande paixão, e Miguel (Raul Cortez), que lhe propicia a estabilidade financeira.

Escrita por Silvio de Abreu, Cambalacho (1986) marcou o horário das sete com as confusões de Naná (Fernanda Montenegro) e Jejê (Gianfrancesco Guarnieri), trambiqueiros que assumem o patrimônio de Antero (Mário Lago), para desespero da viúva e vilã Andréia Souza e Silva (Natália do Vale).

Já Baila Comigo (1981), que também integra a lista de promessas do Globoplay, finalmente ganhou uma data de estreia: a trama entra em 28 de agosto na plataforma. A novela, que representou a estreia de Maneco como titular às oito, destaca a busca de João Victor (Tony Ramos) pelo irmão gêmeo Quinzinho (também Tony). Os dois foram afastados ainda bebês pela própria mãe, Helena (Lilian Lemmertz) – a primeira protagonista do autor a carregar tal nome.

Destaques do horário das oito

Gloria Menezes como Laurinha Figueiroa em Rainha da Sucata
Gloria Menezes como Laurinha Figueiroa em Rainha da Sucata (divulgação)

Outra novela de Silvio de Abreu, Rainha da Sucata (1990) deve figurar no Globoplay apenas em 2024. A plataforma intercala o resgate de grandes clássicos com títulos pouco lembrados, o que empurrou o enredo sobre a oposição da nova rica Maria do Carmo (Regina Duarte) e da milionária falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes) para o próximo ano.

Roteiro de Gilberto Braga que enfrentou a concorrência das mexicanas Carrossel (1989) e Rosa Selvagem (1987), exibidas pelo SBT, O Dono do Mundo (1991) acompanha a vingança de Márcia (Malu Mader) contra Felipe Barreto (Antonio Fagundes), médico de caráter duvidoso e condutas criminosas.

Por fim, Fera Ferida (1993) traz a volta de Flamel (Edson Celulari) à cidade de Tubiacanga, decidido a fazer justiça aos pais, vítimas da ambição desmedida dos poderosos da região. Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares dividiram o texto, baseado em obras de Lima Barreto.

[anuncio_3]

Próximas atrações do Globoplay

Rita Guedes e João Vitti
Rita Guedes e João Vitti em Despedida de Solteiro (divulgação)

Uma das novelas em “compasso de espera” desde o lançamento do Projeto Resgate chegou ao Globoplay em maio, no embalo das comemorações do Dia das Mães: Barriga de Aluguel (1990). Outra já exibida pelo Viva, mas não anunciada pela plataforma até o momento, é Despedida de Solteiro (1992).

Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais e dos Canais Pagos da Globo, já informou que tudo o que a emissora possuir no acervo, em boas condições e mediante a negociação dos direitos, será ofertado no streaming.

Entre as promessas do executivo, em interações nas redes sociais, estão obras como O Espigão (1974), de Dias Gomes; Escrava Isaura (1976), de Gilberto Braga; e Pé na Jaca (2006), de Carlos Lombardi.

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.