O debate proposto por Travessia, sobre a relação da sociedade com a tecnologia, já se perdeu. Porém, a autora Gloria Perez mantém a aposta na trama de Theo (Ricardo Silva), que, a cada capítulo, demonstra estar mais dependente de aparatos e atividades digitais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pais Laís (Indira Nascimento) e Monteiro (Ailton Graça) demoraram a perceber que o interesse do caçula por jogos online não era normal… O adolescente vem passando dos limites, com comportamentos agressivos contra a própria família – além dos pais, a irmã Isa (Duda Santos).
Dependência digital
Desde o início da trama, em outubro do ano passado, Theo só aparece em frente à tela do computador, sempre em partidas de jogos virtuais. O ator comentou sobre o seu personagem em uma entrevista ao portal Cultura e Negócios, em 19 de outubro de 2022.
“Me sinto extremamente honrado por abordar um tema tão importante. Além disso, representamos também a questão racial que ainda precisa ser muito falada nos dias de hoje. Acredito que por ser uma novela no horário nobre da Globo, traz um peso ainda maior para a sociedade, sendo uma família negra de classe média no Brasil”, destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Crise familiar
Fora de controle, Theo chegou a agredir a própria mãe após ela chamar sua atenção, devido ao fato dele ter faltado no curso de inglês para ficar jogando.
“Você devia estar no curso, não é? E não aqui, em frente a esse computador! Theo, eu estou falando com você, Theo. Theo!”, bradou Laís, antes de ser surpreendida com a reação violenta do herdeiro.
Isa é quem vai abrir o olho da família, chegando acusar o irmão de estar destruindo a família.
“Só vou avisar pra vocês… Pra mim chegou! Eu não quero almoçar e jantar todo o dia desse jeito… Prefiro nem sentar mais na mesa. É um saco ficar fingindo que tem uma família ali onde não tem família nenhuma”, disparou a moça, recentemente.
Trama em construção
A princípio, Theo foi apresentado como um craque dos jogos que usava de suas habilidades para ganhar dinheiro, avançando fases dos games para outros aficionados.
Posteriormente, Travessia avançou para o comportamento antissocial do garoto, que preferia ficar em frente à tela do que socializar em bares e festas, como a irmã costumava fazer.
A trama agora caminha para os problemas dentro de casa, fazendo jus, em termos, à pretensão de Gloria Perez de abordar a interferência da tecnologia no convívio e no cotidiano das pessoas.