OITAVA VEZ

Sede destruída, tragédia com Xuxa e mais: Globo já sofreu com outros incêndios

Nesta terça (18), um incêndio atingiu parte dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro (RJ). As chamas começaram em um galpão e se espalharam rapidamente, atingindo cenários das novelas Dona de Mim e Êta Mundo Melhor! e da série Tô de Graça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essa não foi a primeira vez que a Globo sofreu por conta do fogo.

Relembre abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1969

Notícia dos incêndios ocorridos em 1969

Numa diferença de menos três horas, dois incêndios destruíram instalações do Teatro Paramount, usado pela Record, e da Globo, na rua das Palmeiras, ambas na capital paulista. Poucos dias depois, foi a vez da Band arder em chamas.

Nunca esclarecidos, os incêndios são atribuídos a guerrilheiros de esquerda que lutavam contra a Ditadura Militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O fogo destruiu completamente a obsoleta estrutura da Globo em São Paulo.

No entanto, de acordo com Walter Clark, que comandava a emissora ao lado de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, acabou ajudando a emissora a decolar, já que foi recebido o valor de sete milhões de dólares do seguro, ajudando a reconstruir o local com tudo que havia de melhor no mercado; além disso, as transmissões foram centralizadas no Rio de Janeiro, dando início ao processo de formação de rede.

1971

A sede da Globo no Jardim Botânico, na capital fluminense, pegou fogo em 1971.

O auditório onde era produzido o programa Moacyr Franco Especial foi atingido, além do depósito de cenografia.

1976

Funcionários salvando as fitas da Globo em 1976

O incêndio de 4 de junho de 1976 foi o mais grave que atingiu a emissora, destruindo todo o seu parque eletrônico.

Houve uma mobilização de funcionários e estrelas do canal para formar uma corrente que salvou fitas com gravações de novelas e programas, mesmo assim muito do arquivo dos primeiros anos da Globo foi perdido.

Apesar do incêndio, a Globo não ficou fora do ar, já que transferiu o controle da rede para São Paulo e o Jornal Nacional também foi transmitido diretamente da capital paulista.

2001

Incêndio no cenário do Xuxa Park

Em 11 de janeiro de 2001, um incêndio destruiu o cenário do Xuxa Park, deixou 26 feridos e, por pouco, não tirou a vida da apresentadora.

Tudo corria bem até a reta final da atração, mas quando Xuxa cantava seu maior sucesso, Ilariê, um curto-circuito provocou o fogo, que se alastrou rapidamente pelo cenário, composto por material altamente inflamável.

No local, estavam 300 pessoas, sendo 200 crianças que acompanhavam as gravações. No momento do pânico, 26 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave.

Os casos mais graves foram de Thamires Gomes Valleja, de apenas sete anos, que estava na roda gigante próxima à nave cenográfica e sofreu queimaduras de segundo e terceiros graus, e Leonilson de Oliveira, segurança de Xuxa, que salvou diversas crianças, mas teve quase 100% das vias respiratórias comprometidas.

Após um longo tratamento, totalmente custeado pela Globo, eles se recuperaram plenamente. Xuxa, no entanto, ficou muito abalada e teve traumas psicológicos, de acordo com matérias da imprensa na época.

Por muito pouco, a própria apresentadora não se tornou uma vítima fatal do incêndio. O diretor Paulo Netto contou que Xuxa estava pronta para entrar na nave pouco antes do início do fogo.

Após o acontecimento, a Globo decidiu encerrar o programa, mesmo tendo algumas edições inéditas gravadas.

2008

Em julho de 2008, um princípio de incêndio atingiu parte da cidade cenográfica em construção da novela Três Irmãs, que estrearia em setembro daquele ano.

O fogo foi rapidamente controlado e não houve feridos. A emissora conseguiu recuperar as instalações prejudicadas sem afetar o cronograma da produção.

2017

Incêndio no estúdio da novela Deus Salve o Rei

Em novembro de 2017, a Globo enfrentou outro incêndio no antigo Projac, que afetou a novela Deus Salve o Rei.

Atores como Romulo Estrela e o diretor Fabrício Mamberti trabalhavam no local quando o fogo começou a se alastrar.

No entanto, os bombeiros agiram rapidamente e ninguém ficou ferido. Apesar das gravações suspensas para a reconstrução do espaço, a data de estreia da trama não foi alterada.

2022

Incêndio no cenário da novela Todas as Flores

Em novembro de 2022, um incêndio destruiu a fictícia loja Rhodes, principal cenário de Todas as Flores, primeira novela produzida exclusivamente para o Globoplay.

Assim como em 2017, ninguém ficou ferido e o cronograma de gravações da produção não foi afetado.

O inusitado foi que o fogo ocorreu exatamente no mesmo local do incêndio anterior.

Sair da versão mobile