Se nada mudar, Mulheres Apaixonadas já tem data para acabar na Globo

16/08/2023 às 17h25

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Erik Marmo e Carolina Dieckmann em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Mulheres Apaixonadas (2003) voltou à tela da Globo no final de maio, como substituta de O Rei do Gado (1996) no Vale a Pena Ver de Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Erik Marmo e Carolina Dieckmann em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

A emissora já bateu o martelo quanto à data de seu término. Apesar de patinar no início, a Globo vai apostar em uma reapresentação longa e só deve encerrar a exibição do folhetim no final do ano.

Quando termina Mulheres Apaixonadas?

Mulheres Apaixonadas - Carmem Silva, Oswaldo Louzada e Regiane Alves

Divulgação / Globo

Cotada para voltar ao ar no ano passado, Mulheres Apaixonadas foi preterida por O Rei do Gado, já que a Globo optou por aproveitar o sucesso de Pantanal (2022) e apostar em outro clássico de Benedito Ruy Barbosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a trama estrelada por Christiane Torloni não chegou a sair do radar da emissora e foi a escolhida para suceder a saga de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes). Com Mulheres Apaixonadas, a Globo reforça a tendência atual de exibir apenas clássicos com 20 anos ou mais no Vale a Pena Ver de Novo.

A emissora confia no potencial de Mulheres Apaixonadas, tanto que apostará em uma reprise de longa duração. De acordo com o site MDTV, a reapresentação da novela de Manoel Carlos terá 140 capítulos.

LEIA TAMBÉM:

Com isso, a trama ficaria no ar até o dia 8 de dezembro de 2023. Evidentemente, isso pode mudar até lá, principalmente se o sucesso for grande – ou o contrário.

Reprise problemática

Mulheres Apaixonadas - Vanessa Gerbelli

Renato Rocha Miranda / Globo

Grande sucesso de 2003, Mulheres Apaixonadas volta ao ar depois de 20 anos. No entanto, não se trata do primeiro repeteco da obra. O folhetim foi reapresentado pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo em 2008, ou seja, cinco anos após sua exibição original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a emissora encontrava dificuldades em emplacar reprises de novelas das oito/nove na faixa vespertina, já que estas produções não eram liberadas para o horário por conta da Classificação Indicativa. Para conseguir exibir Mulheres Apaixonadas, a Globo travou uma longa negociação com o órgão do Ministério da Justiça.

A liberação demorou a sair. Tanto que as chamadas anunciando a volta de Mulheres Apaixonadas só começaram a ser veiculadas na programação da Globo quando faltava menos de uma semana para a estreia.

Depois disso, Mulheres Apaixonadas foi novamente exibida, desta vez pelo Canal Viva. A trama foi veiculada em 2020, na faixa das 23h.

Mais capítulos

Helena Ranaldi e Pedro Furtado em Mulheres Apaixonadas

Helena Ranaldi (Raquel) e Pedro Furtado (Fred) em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Na reprise de 2008, a Globo condensou os 203 capítulos originais de Mulheres Apaixonadas, transformando-os em 130. O repeteco ficou no ar entre 1° de setembro de 2008 e 27 de fevereiro de 2009. Ou seja, desta vez, serão 10 capítulos a mais com relação à primeira reprise.

É comum que as novelas reprisadas pela Globo tenham menos capítulos que suas versões originais. Isso acontece porque os capítulos do Vale a Pena Ver de Novo costumam ser maiores, o que implica em exibir mais de um capítulo original por dia.

Além disso, a trama pode sofrer cortes para suprimir cenas inadequadas para o horário, como sequências envolvendo sexo, nudez ou violência. A novela também pode ser enxugada para sair do ar mais rápido, caso não atenda às expectativas de audiência da Globo.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.