A Globo está em alerta. Acontece que os casos de Covid-19 voltaram a crescer entre atores e colaboradores da emissora. Gravações de praticamente todas as novelas precisaram ser reagendadas por conta da contaminação de alguns nomes do elenco.

Isso traz de volta um fantasma que assolou o canal durante a pandemia: a paralisação das novelas e a necessidade de reprisar tramas no horário nobre. Mas, de acordo com informações divulgadas na mídia, a Globo já havia definido algumas opções no ano passado, como Amor à Vida (foto acima).

Covid-19 assola elenco de Todas as Flores

Segundo a colunista Fábia Oliveira, do site Em Off, somente em Todas as Flores quatro atores receberam o diagnóstico do vírus. Motivo suficiente para o canal remanejar as gravações que ocorreriam na última segunda (15).

Foram contaminados os atores Nicolas Prattes, Fábio Assunção, Leonardo Lima e, mais recentemente, Cássio Gabo Mendes. Ainda segundo a colunista, artistas que contracenaram com Cássio estão em observação.

Além deles, Galvão Bueno também foi diagnosticado com o vírus há poucos dias da Copa do Mundo.

Em estado de alerta

Mar do Sertão - Débora Bloch e José de Abreu

Tantas contaminações colocaram a Globo em alerta, que voltou a solicitar que os seus colaboradores façam uso de máscara. As produções das novelas têm realocados as gravações de algumas cenas para evitar atrasos nos cronogramas, já que a novela do Globoplay não foi a única assolada com a volta do vírus.

Alguns atores testaram positivo em Mar do Sertão e Travessia, segundo informações do Notícias da TV, e novos cronogramas de gravações foram feitos.

Existe um temor que a BQ.1, variante da ômicron que vem causando um aumento de casos no país, possa atrasar as gravações da reta final de Cara e Coragem. Isso porque os casos estão atingindo principalmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde acontecem as gravações das novelas.

Um atraso nos trabalhos dessa produção, em específico, que está no fundo do poço, acarretaria um tempo maior da trama no ar. E parece que tudo que a Globo menos quer é que ela passe mais tempo em exibição, visto que já começou os trabalhos de divulgação de Vai na Fé, que só estreia em janeiro.

Plano B

Um Lugar ao Sol - Alinne Moraes, Andréia Horta e Cauã Reymond

Porém, um Plano B é sempre recomendado. Em 2021, se a pandemia continuasse no ápice, o canal iria apostar na reprise de Rock Story para a faixa das sete. Isso caso não fosse possível estrear Quanto Mais Vida Melhor após o imediato término de Salve-se Quem Puder.

Para quem não se lembra, a trama chegou a ser paralisada no meio, dando lugar às reprises até retornar do início, antes da estreia dos capítulos inéditos.

Já para o horário das nove, Um Lugar ao Sol, que chegou a sofrer dois adiamentos e acabou postergada para que a reapresentação de Império fosse colocada no ar, quase foi cancelada mais uma vez e ficou para 2022.

Foi por um triz que Amor à Vida (2013), de Walcyr Carrasco, não assumiu a faixa logo após a história do comendador, segundo afirmou o Observatório da TV na época. A trama de Lícia Manzo estreou totalmente gravada, o que impediu que tivesse mudanças no enredo, que não agradou ao público e gerou baixos índices de audiência.

Na faixa das seis, como Além da Ilusão estreou normalmente, não foi ventilada uma nova opção.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor