Se foi cedo: promessa da Globo nos anos 80 perdeu luta contra a Aids
11/01/2023 às 19h02
Quem acompanhou recentemente a novela Amor com Amor se Paga no canal Viva viu a atuação de Caíque Ferreira (na foto abaixo, com Simone Carvalho), um dos destaques da trama de Ivani Ribeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse era o nome artístico de Carlos Henrique Ferreira da Costa, que nasceu em 5 de setembro de 1954, no Rio de Janeiro (RJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele iniciou sua carreira no teatro, em 1970. No cinema, ficou conhecido por sua atuação como o retirante Zé Branco, em Aventuras de Um Paraíba, dirigido por Marcos Altberg.
Estreia na Globo
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Caíque estreou na TV Globo em 1981, integrando o elenco da novela Brilhante, de Gilberto Braga. Atuou também em Paraíso (1982), Amor com Amor se Paga (1984), Corpo a Corpo (1985) e Sexo dos Anjos (1989).
Em Amor com Amor se Paga, ele viveu Gustavo, jovem economista que trabalha para Nonô (Ary Fontoura) e aproxima-se da filha do avarento, Elisa (Bia Nunes) apenas por interesse na fortuna do pai dela. Mora em um dos quartos da casa de Judith (Chica Xavier).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu último trabalho como ator na televisão foi em O Guarani, da Manchete, em 1991. No ano seguinte, ainda atuou como apresentador da revista cultural Curto-Circuito, da TVE.
O que aconteceu com Caíque Ferreira?
Caíque Ferreira nos deixou precocemente, em 12 de janeiro de 1994, aos 39 anos. Ele tinha o vírus HIV e começou a apresentar os primeiros sintomas da Aids no final de 1992.
Na época, Caíque estava na Alemanha, participando do espetáculo de teatro-dança Light to Light, e precisou deixar a peça. Retornou para o Brasil e estava se tratando com um medicamento geralmente utilizado depois que o AZT não faz mais efeito. No entanto, o tratamento não obteve o resultado esperado.
Seu estado de saúde começou a se agravar em 22 de dezembro de 1993, quando foi internado. Submetido a uma biópsia do fígado, Caíque teve uma hemorragia e ficou internado durante sete dias. Foi internado novamente alguns dias depois e morreu vítima de insuficiência respiratória após infecção generalizada.
Pouco antes de morrer, o ator concluiu um romance intitulado Vinho da Noite, baseado em sua própria experiência, contando a história de um homem de meia-idade que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado à morte.