Se deu mal: após dedurar Globo, SBT também é punido pelo governo

A Desalmada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parece que o feitiço virou contra o feiticeiro. Após enviar e-mail para o Ministério da Justiça dedurando incoerências na edição da novela A Favorita, exibida pela concorrente, o órgão resolveu reajustar também a classificação indicativa de uma novela da própria emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SBT, que exibia uma novela que flerta com o contos de fadas, na qual uma personagem, Tininha, sonha com a avó paterna e vai parar em um mundo paralelo de ternura e sonhos em Cuidado com o Anjo, ficou revoltado ao descobrir que essa trama possuía a mesma classificação indicativa que a pesada A Favorita de sua rival.

O canal não hesitou em dedurar a concorrente ao DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça) através de um e-mail. Reclamação essa que não só foi ouvida como considerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A trama global teve a sua classificação alterada de não recomendada para menores de 12 para inapropriada para 14 anos, com direito a uma ameaça do departamento, que disse ter encontrado fatores para aumentá-la para 16.

Provou do mesmo remédio

Há dois meses no ar na emissora de Silvio Santos, A Desalmada acabou de sofrer do mesmo mal, o que deve ter irritado bastante os seus diretores.

A trama mexicana, antes classificada como inapropriada para menores de 12 anos, também foi reclassificada como +14.

Desde a sua estreia, o folhetim estava com o selo “A”, o que indica autoclassificação, ou seja, a própria emissora havia classificado o produto como +12 anos. No entanto, o Ministério da Justiça monitorou de perto e não concordou com o deliberado pelo canal, realizando então a alteração.

O comunicado avisando sobre a nova classificação saiu no último dia 15 e nele constava a explicação para a decisão de alterar o que havia sido auto classificado pela emissora.

Segundo despacho, A Desalmada possui “violência, conteúdo sexual e drogas ilícitas”, além de “frequência do uso de armas e cenas violentas”, fechando com “crueldade agravada por conteúdo inadequado com criança ou adolescente”.

Mesmo barco

Se o incômodo da diretoria do SBT era por ter tramas relativamente mais leves que a reprise da Globo, porém com a mesma classificação, de nada adiantou fazer a denúncia, uma vez que a sua novela também sofreu com a reclassificação. Sendo assim, ambas se tornaram igualmente inapropriadas para menores de 14 anos.

Cabe destacar que ambas as tramas podem seguir sendo exibidas nos mesmos horários em que normalmente vão ao ar, já que desde 2016 a classificação indicativa ficou livre da associação de horário e não obriga mais as emissoras a alterarem as faixas horárias de suas atrações, servindo apenas como um aviso.

Autor(a):

Sair da versão mobile