Andrés García, de 81 anos, é um ator dominicano que fez carreira no México após entrar para o time de atores da Televisa e estrelar diversas novelas de sucesso, muitas delas exibidas no Brasil pelo SBT.

Entre tais tramas, O Privilégio de Amar (1998), transmitida no Brasil diversas vezes pelo SBT. O artista está sofrendo de cirrose hepática, teve pneumonia e ainda possui graves problemas na coluna. No ano passado, ele gravou um vídeo e postou na internet com uma espécie de despedida de seus fãs e de pessoas que, de alguma forma, o admiram.

Apesar de passar bem, o artista passa muito tempo na cama e precisa de cadeira de rodas para se locomover.

Conselho aos amigos e admiradores

O Privilégio de Amar - Andrés García

Na publicação, intitulada pelo ator como “uma mensagem importante a todos os meus seguidores”, Andrés questiona se está vivendo os seus últimos dias de vida.

O ator lamentou o período no qual passou dominado pelo vício no álcool – e desabafou sobre tê-lo abandonado muito tarde. García deixou ainda um conselho para quem costuma exagerar no consumo da substância:

“Não vou pedir que não bebam, porque eu bebi até o último momento, mas se puderem beber três vezes em vez de cinco pela semana, vão evitar muitos problemas”.

Despedida?

Andrés Garcia

No post, também são apresentadas diversas fotos do ator internado e bastante debilitado. Em seguida, ele regressa ao vídeo e começa a falar com o público em terceira pessoa.

“Talvez estejamos vivendo os últimos dias de Andrés García, porque ele se sente muito mal e doente”, lamentou.

A imagem de agora destoa do astro mexicano que, nos anos 1980, encarnou diversos personagens em folhetins da Televisa. Andrés Duval, de O Privilégio de Amar, talvez seja o mais famoso deles.

Dos tempos de galã ao sumiço das telas

Andrés García

Após O Privilégio de Amar – cuja adaptação brasileira, Cristal (2006), foi recentemente reprisada no canal de Silvio Santos –, Andrés participou de mais duas produções, apenas: Mujeres Engañadas (1999) e El Cuerpo del Deseo (2005) – esta da Telemundo.

García estreou na TV em 1970, através da novela Yo Sé que Nunca. Ele acumulou 17 tramas, incluindo a bem-sucedida Tú o Nadie (1985).

Outra curiosidade da carreira de Andrés García envolve a adaptação para a Argentina de Irmãos Coragem (1970), clássico de Janete Clair. Na novela de 1987, ele respondeu por Juan, defendido no Brasil por Tarcísio Meira e Marcos Palmeira, no original e no remake, respectivamente.

No cinema, o ator colecionou diversos papéis em 66 produções. A primeira delas em 1979; a última participação em 2002.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor