O SBT fez várias mudanças na programação em 2024. No entanto, até aqui, as modificações não se converteram num aumento de audiência. Por isso, o canal já estaria arrependido das transformações e estudando novas mudanças.

Alejandra Robles Gil em Contigo Sim
Alejandra Robles Gil em Contigo Sim

Os programas Chega Mais e Tá na Hora são os principais alvos de estudos. Rumores apontam que o matinal pode ser totalmente reformulado e até encurtado, já que, atualmente, ele ocupa longas quatro horas da programação.

Quanto ao Tá na Hora, a ideia seria reduzir seu espaço no início da noite para encaixar uma novela mexicana. Ou seja, o SBT já estaria arrependido de ter trocado o horário dos folhetins dublados. Afinal, mesmo exibida num horário mais difícil, a novela Contigo Sim registra bons números. Isso mostra que o canal errou ao mudar o horário das Novelas da Tarde.

Chega Mais vai ser encurtado no SBT?

Uma das principais apostas da nova programação do SBT, o Chega Mais não elevou a audiência das manhãs da emissora. A atração comandada por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias sequer garante o terceiro lugar no ranking de audiência.

O programa já passou por mudanças, sendo a mais drástica a troca de direção. Com o fim do programa Eliana, Ariel Jacobowitz foi recrutado para tentar salvar o matinal, mas, até o momento, os resultados ainda são modestos.

Diante disso, o SBT já estaria cogitando novas mudanças no Chega Mais. Uma das ideias ventiladas seria uma transformação drástica. O programa poderia até ser desmembrado e virar duas atrações diferentes.

Programa dois em um

Michelle Barros, Paulo Mathias e Regina Volpato no Chega Mais
Michelle Barros, Paulo Mathias e Regina Volpato no Chega Mais

De acordo com o site TV Pop, a ideia do SBT seria transformar o Chega Mais em dois programas. Das 9h30 às 11h, ele seguiria nos moldes atuais, sob o comando de Regina Volpato e Paulo Mathias. Já das 11h às 13h30, ele se transformaria no Chega Mais Notícias, com Michelle Barros.

Como o nome sugere, o plano seria manter os quadros de variedades em sua primeira parte, mas aumentar o espaço para o jornalismo a partir das 11h. Assim, a emissora consegue driblar a longa duração da atração, além de resolver o problema da divisão de rede, que costuma prejudicar o ritmo do programa.

No entanto, depois da divulgação desta mudança, surgiram novas informações. A princípio, o SBT não pretende desmembrar o programa. Mas está em estudos modificações no cenário e uma participação maior do jornalismo na faixa após às 11h, quando a exibição do programa é local.

Volta das novelas mexicanas

Outro programa que ainda não apresentou grandes resultados é o Tá na Hora. O programa de Marcão do Povo e Márcia Dantas assumiu o antigo espaço das Novelas da Tarde, mas não manteve a mesma audiência dos folhetins.

Por conta disso, o SBT estaria estudando trazer as novelas de volta. De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a emissora considera encerrar o Tá na Hora mais cedo para encaixar uma novela mexicana antes do SBT Brasil.

Vale lembrar que, antes da estreia do jornalístico, a novela Minha Fortuna é Te Amar era exibida entre 18h45 e 19h45 e respondia por um dos maiores índices da grade diária da emissora. Sendo assim, o canal pensa em resgatar esse êxito.

No entanto, a mudança não está confirmada. Até porque o Tá na Hora registrou um pequeno aumento de audiência após o afastamento de José Luiz Datena do Brasil Urgente, da Band, principal concorrente do programa. Sendo assim, ainda há esperança para o programa policial.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor